Buser, Nubank e Shopee anunciaram a suspensão imediata do patrocínio do canal do YouTube do vereador Gabriel Monteiro (sem partido). Em uma reportagem do programa Fantástico, exibida pela Rede Globo no domingo, 27, Monteiro é acusado de assédio sexual e moral e exploração infantil. O programa mostra imagens com o parlamentar instruindo uma criança a falar que estava com fome.

“O Nubank informa que suspendeu anúncios no Youtube ligados a esse canal, diante das informações veiculadas pela imprensa nos últimos dias”, publicou o banco, em seu Twitter.

A Buser também publicou: “ciente do ocorrido, nosso time já excluiu o canal da nossa lista de anúncios, e juntos com nosso time responsável vamos atualizar a lista de contas de acordo com nossa conduta”.

A Shopee também se pronunciou dizendo que “o canal não está de acordo com os valores da Shopee e nosso time de mídia já foi acionado para pausar os posicionamentos automáticos dos nossos anúncios”.

As empresas responderam à campanha #DesmonetizaGabrielMonteiro, encabeçada pela Sleeping Giants Brasil, um movimento contra o financiamento de discursos de ódio e de desinformação.

Gabriel Monteiro tem cerca de 6 milhões de seguidores na Internet e suas postagens acumulam até 50 milhões de visualizações.