A Piraporiando, organização que atua na promoção da equidade racial e diversidade, tem um selo editorial de mesmo nome que busca promover o incentivo à leitura e a promoção de vínculos, abordando temas como cultura afro-brasileira e africana, equidade de gênero e diversidade baseada na cultura do afeto. Em alguns dos livros infantis, ela usa realidade aumentada (AR) por meio do smartphone, transformando a interação das crianças com a leitura.

Nos livros com AR há uma imersão na história, maior interação com os personagens e a descoberta de novas cenas. As crianças são convidadas a interagir de forma ativa, enquanto elementos virtuais aparecem nas páginas do livro. Elas podem fazer atividades como pinturas, recortes e colagens.

Desde o lançamento da iniciativa, as histórias criadas pelo selo alcançaram um público de mais de 50 mil crianças e adolescentes em todo o Brasil, além de países como Argentina, Colômbia, Alemanha, Canadá, Itália, Inglaterra e Espanha.

O selo editorial publica histórias de sua fundadora, Janine Rodrigues, a maior parte escritas por ela ainda em sua infância. Ela começou a usar AR nas histórias, pois se sentia incomodada ao perceber que as pessoas tentavam rivalizar o conteúdo físico e o digital. Ela acredita que as mídias físicas e digitais são aliadas.

Rodrigues é da opinião de que a AR proporciona uma experiência de leitura transformadora. O interesse das crianças pela leitura e pelos temas que envolvem diversidade é potencializado, as incentivando a refletir sobre a importância de construir uma sociedade mais diversa e antirracista. Segundo a fundadora da Piraporiando, com AR, é possível estimular a criatividade, a interatividade e a compreensão dos temas abordados.

Além dos livros, as histórias da Piraporiando estão também no teatro e, em 2023, será lançada a primeira série animada assinada por Janine pela Piraporiando.