Fernando Teles (esq.), CRO da Drumwave; Joaquim Campos, IBM (dir.) (crédito: Edgar Bueno/IBM)

A Drumwave e a IBM firmaram parceria para incrementar a oferta de gestão de dados no mercado mundial nesta quarta-feira, 31. Esse avanço acontece por meio de uma carteira de dados, uma espécie de intermediário criado pela Drumwave para o usuário ter acesso aos seus dados e oferecer essas informações para outras empresas em troca de ganhos financeiros ou ofertas, por exemplo.

Batizada como dWallet, as carteiras serão distribuídas de forma gratuita pela Drumwave e pelos agentes de dados (empresas que possuem os dados do consumidor) para consumidores. Na carteira não há dados, apenas certificações que comprovam a existência do dado. Também há uma opção em site para uso interno das empresas.

Segundo Fernando Teles, presidente e CRO da Drumwave, a distribuição de dWallets será baseada “na penetração de telefones celulares”. A ideia da companhia é democratizar o acesso do consumidor ao seu dado, além de auxiliar na inclusão digital: “Toda pessoa que tem um celular hoje poderá ter sua carteira de dados. A pessoa pode fazer parte da economia (digital) mesmo que seja um cidadão hipossuficiente, sem acesso ao sistema financeiro e de consumo”, completou.

Apenas após o aceite, uma companhia pode acessar os dados do cliente. Essa wallet pode ser usada em app da empresa ou de forma avulsa. O modelo de negócios da companhia é baseado no valor estipulado pelo aceite da transação do consumidor. Ou seja, quando o usuário aceita que uma empresa pegue seus dados, aquela transação gera um valor e a Drumwave recebe um share por cada transação. Também há um modelo B2B, no qual empresas podem ser compradoras do acesso à informação e fornecedoras.

“Nós colocamos o valor nos dados. Quando falo do processo de mapeamento, auditoria, score (pontuação), certificação, nós definimos o dado em um ativo. O certificado tem um valor sugerido. Quanto mais dados forem solicitados pela empresa, mais valor o usuário acumula. Somos alguém que organiza essa cadeia de valor”, disse Teles. “O indivíduo é fornecedor dos seus dados e ganha valor com ele. Mas também pode querer comprar dados, mas isso ainda é menos relevante na plataforma”, concluiu.

No acordo, a IBM fornecerá a tecnologia para a Drumwave mapear e catalogar os dados com o Watson Knowledge Catalog e a gestão do ciclo de vida do consumidor via Cloud Pack Data. De acordo com Joaquim Campos, VP de Data & AI da IBM na América Latina, além de ser parceira de tecnologia, a IBM ajudará a empresa a entrar em contato com novos clientes.

A Drumwave entrou em contato com 80 empresas para entrarem na carteira. Alguns deles já estão em piloto. Oficialmente, a iniciativa começa no fim do ano com o lançamento de uma carteira de dados para o mercado brasileiro. Em 2023 a startup entrará no mercado norte-americano.