A popularização dos podcasts no Brasil está ajudando também o mercado de audiolivros. Na opinião da gerente editorial da Storytel (Android, iOS) no País, Mariana Rolier, os podcasts estão servindo de porta de entrada para os audiobooks.

“Ouvimos conteúdo em áudio quando estamos com a cabeça livre e as mãos ocupadas. As pessoas começaram a fazer isso com podcasts e agora estão aderindo aos audiolivros. O podcast é apenas o primeiro passo”, comentou Rolier, em conversa com Mobile Time nesta quinta-feira, 31.

Depois do crescimento ocorrido na pandemia, a Storytel vem registrando um novo aumento de audiência no Brasil, que a executiva atribui ao sucesso dos podcasts no País.

Foco em ficção

No mercado de streaming de áudio, Rolier entende que as principais plataformas adotam estratégias distintas, cada uma buscando um público diferente. “Há estação de rádio especializada em notícias; outra, em trânsito; outra, música etc. Nas plataformas de streaming de áudio é a mesma coisa. No caso da Storytel, o foco está em conteúdo de ficção”, explicou.

A Storytel precisou ser resiliente, porque no começo pouca gente acreditava que o segmento de ficção teria sucesso em uma plataforma de audiolivros. “Sempre diziam para a gente que ficção não daria certo. Diziam que precisávamos fazer audiobooks de negócios”, relata.

A Storytel atua no Brasil há quatro anos e hoje conta com mais de 5 mil títulos em português. Parte foi produzida pelas editoras dos livros físicos e parte pela própria Storytel. E há também projetos de conteúdo original criados pela plataforma. São mais de 20 títulos originais da Storytel no Brasil até agora.

Thalita Rebouças

Rolier conversou com Mobile Time no Rio de Janeiro, durante evento de lançamento dos primeiros audiolivros da escritora Thalita Rebouças na Storytel. A plataforma vai lançar 15 títulos da autora. Os três primeiros já estão disponíveis: “360 dias de sucesso”; “Traição entre amigas”; e “Tudo por um namorado”.  

Mariana Rolier, da Storytel, e a escritora Thalita Rebouças

Mariana Rolier (centro), da Storytel, e a escritora Thalita Rebouças (direita), em lançamento no Rio de Janeiro