A Carteira Digital de Trânsito (CDT) (AndroidiOS) lançou uma nova ferramenta, nesta terça-feira, 31, em que as pessoas com 60 anos ou mais agora podem emitir a credencial de estacionamento pelo app. O objetivo da funcionalidade é simplificar o processo de deslocamento e aprovação do documento.

Para o uso de vagas de estacionamento especiais, destinadas às pessoas com mais de 60 anos, assim como para pessoas com deficiência física, a credencial de estacionamento é obrigatória. No painel de cada veículo estacionado nas vagas reservadas, ou algum lugar que seja visível no momento da fiscalização, deve conter, de forma obrigatória, a credencial para comprovação.

O uso de vagas em desacordo caracteriza infração prevista no Art. 181, inciso XVII do CTB. A lista de órgãos aderidos à emissão de credencial pode ser consultada aqui. Entre eles estão: Bahia, Paraná, Goiás, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo A Senatran está buscando a autorização para que pessoas que não sejam condutores de veículos automotores possam fazer também a solicitação de estacionamento de idoso.

Como emitir a credencial

A emissão da credencial de estacionamento para pessoas com mais de 60 anos está na opção “Condutor” da tela inicial do app da CDT. Em seguida, a pessoa deve escolher a opção “Credencial de Estacionamento”. Ao clicar, terá uma explicação sobre o que é a credencial e o botão para permitir a emissão. Após a permissão, na tela vai aparecer um lembrete de que é necessário ter a conta Prata ou Ouro no Gov.Br (Android, iOS).

Passo a passo. Imagem: Serpro/Divulgação

Na sequência, o usuário deve selecionar a opção “Baixar Credencial”. O aplicativo vai mostrar os termos e condições de uso da credencial e, após concordar, aparecerá outro botão “baixar credencial de idoso”. Assim, a CDT vai disponibilizar a credencial com todas as informações necessárias para a utilização e o QR code, podendo fazer a impressão ou salvar no seu dispositivo.

Passo a passo. Imagem: Serpro/Divulgação