A Vivo não tem interesse em participar de um leilão para a faixa de 6 GHz nos próximos anos por entender que é cedo para se investir nessa frequência, enquanto ainda há muito a ser feito no 5G. O assunto foi abordado pelo CEO da operadora, Christian Gebara, em coletiva de imprensa sobre os resultados do terceiro trimestre, nesta sexta-feira, 31.
“É muito cedo (para se tratar do leilão de 6 GHz). Não tem dispositivos ainda para essa faixa. Não acreditamos na necessidade desse leilão nos próximos anos, do ponto de vista técnico e de demanda. Não temos interesse por leilão dessa frequência nos próximos anos. Temos que terminar a expansão do 5G antes E ainda temos a frequência de 26 GHz com pouco uso. Não é o momento para entrar nesse debate”, respondeu Gebara.
A Anatel decidiu dividir a faixa de 6 GHz em duas partes: 700 MHz como espectro licenciado para serviços móveis e 500 MHz não licenciados para Wi-Fi 6E e Wi-Fi 7. A princípio, o leilão de 6 GHz para serviços móveis está previsto par acontecer em 2026, mas não foi marcada uma data ainda.
A realidade do 5G
A rede 5G da Vivo está disponível em 683 municípios. Além do esforço de expansão de cobertura, a operadora quer aumentar a penetração na sua base de usuários. Atualmente, 95% dos smartphones vendidos pela operadora são 5G. Mas, de acordo com dados da Anatel, somente 26% da sua base de assinantes têm smartphones compatíveis com 5G.
Isenção de IoT
A Vivo está otimista de que a isenção de taxas e impostos sobre equipamentos de Internet das Coisas (IoT) será prorrogada. O tema foi aprovado na Câmara e está agora no Senado. Se isso não ocorrer, a operadora terá que repassar o custo para os seus clientes corporativos.
“Acreditamos que a isenção vai ser renovada. O Brasil tem grandes vantagens de produtividade e eficiência com IoT”, disse Gebara.
A operadora tem vários projetos estratégicos em IoT. Um dos mais recentes e emblemáticos é com a Sabesp, que prevê a implementação de 4,4 milhões de hidrômetros inteligentes em São Paulo e São José dos Campos até 2029.
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA
 

