A prefeitura de São Paulo lançou nesta segunda-feira, 16, um novo aplicativo que permite o agendamento de exames e consultas médicas pelo celular, o Agenda Fácil (Android). Inicialmente, o app vai atender a 120 mil usuários de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas regiões norte e oeste da capital paulista em um programa piloto de 30 dias. A expectativa é que o app comece a ser expandido para o resto do município até o dia 19 de novembro. Confira a lista com as UBSs liberadas nesta primeira fase:

Unidade

Zona da Capital

Endereço

UBS Integrada São Jorge

Zona Oeste

R. Ângelo Aparecido dos Santos Dias, 331 – Jardim Sao Jorge

UBS Integrada Paulo VI

Zona Oeste

R. Vaticano, 69 – Jardim Amaralina

UBS Vila Sônia

Zona Oeste

Rua Abrão Calil Rezek, 91 – Vila Sonia

UBS Vila Medeiros

Zona Norte

R. Eurico Sodré, 353 – Vila Medeiros

UBS Jardim Brasil

Zona Norte

Rua Francisco Peixoto Bezerra, 400 A – Jardim Brasil

UBS Vila Guilherme

Zona Norte

R. João Ventura Batista, 615 – Vila Guilherme

A prefeitura ressalta que o novo app não elimina os canais de agendamento existentes. O cidadão que preferir poderá pedir a consulta ou o exame pelo sistema tradicional e receberá a confirmação por telefonema. O Agenda Fácil foi desenvolvido em conjunto pela Secretaria de Saúde e pela Secretaria de Inovação e Tecnologia.

Como funciona

Para acessar o app, o usuário deve retirar um código de validação em uma das seis UBSs participantes. Em seguida, a deve baixar o app em seu celular, selecionar a opção "primeiro acesso" e preenche os dados, incluindo o código de validação.

Após efetuar o cadastro, o paciente poderá agendar consultas, ver sua agenda de exames e consultas, escolher encaixes (datas de desistências de outros pacientes), cancelar, criar perfil, pedir comprovante de consulta e ver informações sobre procedimentos para exames (jejum, não comer alimentos específicos, entre outros) e acessar um Cartão SUS Virtual. 

Em breve, o app ganhará uma versão para iOS.