A WWF Brasil lançou um jogo de realidade aumentada nesta segunda-feira, 21, o Safari Central (Android, iOS). Funcionando de modo similar ao Pokémon Go, os seus usuários utilizam a câmera do smartphone para tirar fotos com animais (virtuais) protegidos pela ONG.

Ao todo, seis espécies foram selecionadas para o lançamento do projeto: elefante, rinoceronte, lêmure, pangolim, urso-cinzento e a atiaia. As figuras dos animais foram desenvolvidas a partir de imagens capturadas com câmeras escondidas e dados sobre seus tamanhos, hábitos e disposição geográfica.

Como parte do lançamento, a WWF fará um concurso de fotos tiradas a partir do app. O vencedor será premiado com uma viagem de sete dias para o Quênia, com direito a levar um acompanhante. Além disso, o app possui diversos desafios semanais com prêmios menores, como pôsteres de animais, elaborados por artistas e fotógrafos do Brasil, Quênia, Madagascar, Estados Unidos e do Deserto do Kalahari (África).

Criado pela Internet of Elephants com apoio da Tswalu Foundation, Ol Pejeta Conservancy, Space for Giants e da Chicago Zoological Society, o game terá ainda uma segunda fase a partir do próximo ano, quando os usuários poderão encontrar animais nas cidades brasileiras por meio da usa localização por GPS, tornando-o mais parecido com o game da Nintendo.