Hoje quase todo mundo tem um smartphone, mas poucas pessoas entendem de fato as especificações técnicas dos aparelhos. Os sites de comércio eletrônico costumam oferecer filtros por marca, resolução de câmera, memória, bateria etc, mas o consumidor comum tem dificuldade em fazer uma escolha com segurança. Por tudo isso, a Via Varejo decidiu recorrer à inteligência artificial e construir um bot que sirva como consultor de vendas online de smartphones, auxiliando os clientes no processo de escolha do modelo que melhor se adeque às suas necessidade. A consultoria será feita através de um bate-papo pela web ou no mobile. O bot será lançado em breve, começando provavelmente pelo site do Pontofrio.

"Queremos abstrair a parte técnica no processo de escolha do cliente. Não queremos que ele precise saber o que são 16 GB ou uma bateria de 2 mil mAh. Prefiro que ele diga, por exemplo: quero um telefone bom para fotos, ou bom para tirar selfie, ou que tenha uma bateria que dure muito, e aí fazemos o trabalho de consultoria para indicar as melhores alternativas disponíveis”, descreve Julio Duram, diretor de TI da Via Varejo. O bot poderá também fazer perguntas, para aumentar a assertividade na indicação.

O bot foi construído usando a plataforma de processamento de linguagem natural e inteligência artificial da IBM, o Watson. Seu desenvolvimento levou cerca de quatro meses e contou com a ajuda dos vendedores em carne e osso da Via Varejo, que listaram as principais perguntas feitas pelos consumidores nas lojas. Obviamente, como todo bot com inteligência artificial, ele será aperfeiçoado aos poucos, conforme for aprendendo novas palavras e intenções. Depois que for lançado, haverá um processo contínuo de enriquecimento do seu vocabulário, incluindo gírias regionais.

O robô deixará claro desde o início da conversa de que é um assistente virtual, não um ser humano. E adotará um tom neutro na sua fala. “Existe uma certa tolerância do cliente ao saber que está falando com um robô. E optamos por um tom de voz totalmente neutro, evitando brincadeiras, porque não conhecemos o cliente do outro lado”, explica Duram.

Este será a primeira de uma série de experiências da Via Varejo com inteligência artificial e bots. Um segundo projeto está em desenvolvimento e será lançado em seguida: um robô online para auxiliar o consumidor a verificar o status do seu pedido, sem precisar navegar pelo menu do site. Através de uma conversa com o bot, o cliente poderá acompanhar a entrega do pedido, trocar o meio de pagamento ou mudar o endereço de entrega, por exemplo. Este bot servirá para atender compras de quaisquer produtos dos sites da Via Varejo, não apenas smartphones.

Bots Experience 3

Mobile Time está organizando a terceira edição do Bots Experience Day, seminário dedicado a bots, assistentes pessoais virtuais e inteligência artificial. O evento acontecerá no dia 22 de novembro, no WTC, em São Paulo. A programação será divulgada em breve e os ingressos já podem ser adquiridos antecipadamente com desconto de 20% no site www.botsexperience.com.br.