A Americanas.com e o Mercado Livre seguem sendo os dois apps de comércio móvel de produtos físicos mais usados no Brasil. Desta vez eles aparecem empatados na liderança, citados por 33% dos compradores móveis, bem à frente do resto do mercado, revela a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre comércio móvel no Brasil.

A explicação do sucesso de ambos pode ser atribuída a dois fatores: 1) a variedade de catálogo, graças à estratégia de atuarem como marketplaces para outros lojas; 2) o cuidado e atenção reservados para seus apps móveis, que contam com descontos ou promoções exclusivas, incluindo frete grátis para alguns produtos, no caso da Americanas.com, ou navegação gratuita, no caso do Mercado Livre.

A pesquisa entrevistou 1.426 internautas brasileiros que possuem smartphone. Para aqueles que declaram já ter feito alguma compra de um produto físico através de app ou site no smartphone, é pedido que citem até três apps/sites que mais usam para compras. É com base nessas respostas que é elaborada lista dos favoritos do público nacional.

Analisando-se a evolução do ranking ao longo de um ano e meio, desde março de 2016, vale destacar a ascensão contínua de três apps: iFood, Magazine Luiza e Shoptime – este último entrou pela primeira vez no ranking, que considera apenas aqueles com mais de 5% de citações. Por esse critério, o Wish havia ficado de fora na edição passada, mas voltou nesta. Por outro lado, Saraiva, Extra.com e Walmart saíram, por terem registrado desta vez menos de 5% de menções.

Eletroeletrônicos, roupas, acessórios de moda, livros e eletrodomésticos são, nesta ordem, as categorias de produtos mais populares no comércio móvel do Brasil.

Estagnação

A proporção de internautas brasileiros com smartphone que já realizaram uma compra de mercadoria física através de app ou site móvel se mantém estável há um ano: 71%. A notícia positiva é que os compradores móveis, como são chamados na pesquisa aqueles que compram pelo celular, estão fazendo cada vez mais uso desse canal. 75% deles afirmam que hoje realizam mais compras via apps e sites móveis do que realizavam seis meses atrás. Isso se explica pela satisfação deles com a experiência de m-commerce no Brasil: 84% dão notas 4 ou 5, em uma escala de 1 a 5, para a sua satisfação com as compras via celular. 13% dão nota 3. E apenas 3% estão insatisfeitos e deram notas 1 ou 2.

O relatório na íntegra pode ser baixado de graça no site das pesquisas Panorama Mobile Time/Opinion Box. A pesquisa tem validade estatística, com grau de confiança de 95% e margem de erro de 2,2 pontos percentuais.