“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, diz a Lei de Conservação das Massas, popularmente conhecida como Lei de Lavoisier, em referência à Antoine Laurent Lavoisier, pai da química moderna e autor da frase. Com o tempo, nós percebemos que este é o segredo da Internet e do mundo mobile: tudo se transforma.

Na rede, aquele seu armário velho vira novo para um jovem universitário, seu vestido antigo torna-se “vintage” ou o seu videogame parado vira a alegria de alguma criança que não pode comprar um novo. Esta é a proposta do Enjoei (Android, iOS), mas principalmente de seus usuários. Uma comunidade divertida, que aproveita o espaço criado pela plataforma para se livrar de produtos antigos, parados em suas residências, ou para comprar peças raras de seus vendedores.

O app lembra as feiras de rolo – cada vez mais replicadas da vida real para as páginas do Facebook – e os primeiros anos do Mercado Livre, com um relacionamento bem próximo entre seus usuários. Tanto que gastei horas do meu fim de semana na barra de rolagem vendo coisas simples à venda, como botas, smartphones, câmeras e até roupas de grife.

Seu modelo de atuação funciona da seguinte forma: o comprador se cadastra e procura por um produto em uma categoria, curte aquilo que gosta (aqui chamado de Yeah-Yeah) e recebe notificações sobre a pesquisa e sobre redução de preço daquele produto. Mas, se gostar muito de um produto, pode fazer uma proposta para ter um desconto ou comprar direto via cartão de crédito ou boleto. Além disso, a pessoa pode seguir a loja de um vendedor e ver outros produtos que estão à venda.

Do outro lado do balcão virtual, o vendedor precisa criar sua loja no app para vender seus produtos. Daí coloca as coisas que tem para vender com fotos e cadastra todas como usadas ou novas. A plataforma aceita o anúncio de venda após 72 horas de sua criação, em média. Pelo app, o usuário recebe propostas, perguntas e pode fazer contraproposta.

O app é muito fácil de usar, mais simples e navegável que muitos e-commerces. Mas o forte do aplicativo é sua garantia da venda através do seu modelo de negócios. A Enjoei cobra 20% de comissão para cada venda e mais R$ 2,15 da taxa de anúncio – esta última cobrada só depois do término da aquisição.