A MediaTek apresentou nesta semana sua nova geração de processadores da família Helio: Helio 23 e Helio P30. Entre as novidades, os chips têm Dual SIM com duas entradas – aptas à conexão 4G – e suporte às ligações VoLTE, além da tecnologia CorePilot com oito processadores ARM Cortex A53 com capacidade de processamento de 2,3 GHz.

As diferenças entre os dois produtos estão na unidade de processamento de vídeo (VPU), unidade de processamento gráfico (GPU) e na solução de câmera dupla. O P30 vem munido de configuração para câmera dupla de 16 MP, VPU dedicada de 500 MHz, GPU Mali G71 MP2 com 950 MHz de clock. Já o P23 possui suporte para câmera dupla de 13 MP e a GPU Mali G71 MP2, porém com 770 MHz de clock.

O Helio P23 estará disponível globalmente a partir do quarto trimestre deste ano. Por sua vez, o Helio P30 chega no mesmo período, porém, o mercado chinês será o primeiro a contar com o chipset. De acordo com a companhia, os novos produtos podem ser usados tanto em smartphones da gama média de preço como nos mais premium.