A MediaTek lançou nesta sexta-feira, 13, o chipset de oito núcleos Helio P90 para dispositivos móveis. Nesta edição, o processador traz uma arquitetura nova de inteligência artificial (APU 2.0) que permite ter experiências mais aprimoradas em câmeras de smartphones, como detecção de objetos, rostos, cenas, poses, realidade aumentada e realidade mista, além da possibilidade de criar avatares de AR do corpo todo de uma pessoa.

A empresa explica que será possível criar aplicações de IA mais robustas por meio de ferramentas como TensorFlow e Caffe, baseados no kit de desenvolvedor (SDK) NeuroPilot, da Mediatek. Além disso, o chip suporta as soluções Google Lens e ARCode, da Apple, e é compatível com a API de redes neurais do Android, a NNAPI.

O chip é quatro vezes mais rápido que suas versões anteriores, Helio P60 e P70, e usa a função CorePilot para reduzir o gasto com baterias. Possui duas CPUs (unidade de processamento computacional) ARM A75, com capacidade de até 2,2 GHz cada e seis processadores A55 de 2 GHz, a GPU (unidade de processamento gráfico) PowerVR GM 9446.

O chipset suporta 8 GB de RAM, tela full HD de 21:9, câmera traseira de até 48 MP, câmeras duplas de 24 e 16 MP, SIMcard duplo com conexão 4G em ambos, VoLTE, velocidade de download em Cat-12 (600 Mbps), velocidade de upload em cat-13 (150 Mbps), Wi-Fi 2×2 802.11ac e Bluetooth 5.0.

A expectativa da MediaTek é que os primeiros dispositivos com o Helio P90 cheguem ao mercado no primeiro trimestre de 2019.