A busca por conhecimento sobre civilizações antigas sempre moveu a humanidade. Descobrir sobre momentos históricos as expedições de Napoleão Bonaparte no Egito e depois Síria durante o século XVIII, ainda são um estímulo aos historicamente curiosos. Até os video games estimularam nossa curiosidade sobre o tema, os da série Sid Meier Civilization, que vendeu 51 milhões de cópias em sua história desde 1991.

Mas essa busca por conhecimento pode estar na sala de estar, na mesa de estudos e na palma da mão de cada pessoa. A BBC disponibilizou o Civilisations AR (Android, iOS), um app de realidade aumentada que permite ao usuário conhecer um pouco mais sobre a história das civilizações por meio de artefatos antigos em 3D.

Feito em parceria com a Nexus Studios e mais 30 museus e galerias do Reino Unido, o app é baseado em um programa homônimo da rede britânica e traz materiais como sarcófagos egípcios, capacete de guerreiro grego, estátua romana e até a Pedra de Rosetta.

Verdadeiros tesouros da humanidade que podem ser vistos pela tela do smartphone.

No app, o usuário pode ler o histórico do artefato e até o investigar. Por exemplo, em um misto de brincadeira que remete a um momento típico de Indiana Jones, o usuário pode ligar a lanterna para iluminar o sarcófago grego para iluminar partes importantes e apertar um botão para fazer um raio-x da múmia.

Toda a navegação no app tem narração, porém, em inglês. Ainda assim, o Civilisations é um aplicativo para a família toda. Também é possível tirar fotos das imagens 3D no app.

Por ter sido criado em 2018,  o app tem como vantagem funcionar em dispositivos antigos, como iPhones a partir da família 6 e handsets com Android 8 e adiante. Ou seja, mesmo sendo um app de AR, não é preciso um dispositivo muito potente para ter em seu celular.