Nesta casa portuguesa, com certeza tem streaming. Assim como acontece no Brasil, o mercado de vídeo sob demanda português deve terminar o ano com 2,6 milhões de usuários, um crescimento de 8,1% ante 2019, segundo a Statista. Além disso, a análise indica que um quarto da população terá acesso ao streaming e a receita média por usuário (ARPU) será de US$ 48,33.

Neste cenário, a produção portuguesa de streaming se beneficia. Algo que nós podemos acessar em parte pelo RTP Play (Android, iOS), o aplicativo VoD do principal conglomerado de mídia de Portugal. Ou seja, o app é uma porta para alcançar conteúdos europeus.

Por meio dele é possível acessar séries, notícias, programas de variedades, filmes, transmissões musicais, além de acompanhar a programação ao vivo e de rádio. Gratuito, com ótima fluidez entre telas e menus e totalmente em português – obviamente –, este é um dos melhores aplicativos de VoD gratuitos do mundo.

O app possui funções similares aos principais players do mercado, como marcar programas favoritos, acompanhar um vídeo do ponto que assistiu da última vez, selecionar legenda, marcar como favorito, ver sugestões de vídeos similares, além de poder usá-lo no Chromecast, AirPlay, Android Auto e AppleTV.

Os únicos problemas é que o RTP Play ainda não tem aquela mini tela (PiP) e alguns conteúdos não são liberados para o Brasil e com isso aparece na sua tela “sem direito de transmissão online”.