Vivo Play

Reprodução de telas do Vivo Play (reprodução: site Vivo)

Na última terça-feira, 22, a pesquisa TIC Domicílios revelou que 70 milhões de brasileiros acessaram serviços de streaming em 2021. Elaborada por CGI.Br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), Cetic.br e NIC.br, a análise revelou um aumento de 13% para 28% a proporção de brasileiros que assistiram a serviços de áudio e vídeo em dois anos.

Entre serviços pagos de vídeo, o reporte mostrou uma alta de 5 pontos percentuais, de 33% para 38%, entre 2019 e 2021. Esse movimento foi puxado pelo distanciamento social durante os piores momentos da pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov 2).

Um desses serviços de streaming é o Vivo Play App (Android, iOS). Em abril deste ano, a operadora lançou o aplicativo de TV paga e streaming, ou seja, é uma TV paga que pode ser acessada no tablet, smartphone ou TV. Comecei a testar a aplicação neste mês na versão com 70 canais.

Plataforma

Um dos principais diferenciais do Vivo Play App, e uma das coisas que sinto falta no streaming, é o zapping, ou seja, o pular de canal até encontrar um conteúdo que gosta. No streaming o zapping é diferente, é muito mais para achar algo. Ou você escolhe assistir algo ou fica procurando, não há como começar um vídeo e trocar para outro vídeo com o deslizar do dedo. De fato, isso gera indecisão em muitas pessoas, uma vez que uma análise da Roku com a FSB Pesquisas no começo do ano revelou que 29% dos usuários são indecisos na hora de escolher um conteúdo no serviço de streaming.

Com a transmissão ao vivo do Vivo Play App, o usuário pode zapear entre os canais apenas ao deslizar o dedo para o lado. Com o app instalado, o zapping pode ser feito normalmente pelo controle remoto. Também é possível começar um conteúdo dos canais ao vivo, do zero, caso já tenha começado, como um  jogo de futebol ou um reality show.

Outra função interessante do aplicativo é a lista de filmes ‘passou na TV’, obras que foram exibidas em canais do Vivo Play e que ficam armazenadas e disponíveis por uma semana no app. Porém, devo dizer que tive duas experiências ruins com essa função, em um caso estava no filme anterior e em outro, o filme rodava mais ou menos com uns dez minutos já iniciados.

O player é simples de usar com funções como: acelera 10 segundos, volta 10 segundos, dar play, voltar ao começo, resolução de vídeo (SD ou HD), escolha de áudio e legenda.

Potencial e melhorias

Mas o app da Vivo tem grande potencial para ser um hub de conteúdo. Ou seja, você tem sua TV e seus serviços de streaming em um único lugar. Pude ver isso ao clicar em conteúdos indicados de parceiros que assino fora do Vivo Play, como Prime Video e Disney+. Se o usuário clica por exemplo na série ‘Miss Marvel’, e tem a assinatura do Disney+ (independente se é dentro ou fora da operadora), o Vivo Play leva o usuário diretamente para o conteúdo no Disney+. Nem precisa dar o play.

Agora, um problema que existe no Vivo Play App é a assinatura de conteúdos extras. No Android é possível assinar diretamente pelo app, mas no iOS não – o usuário precisa de outra plataforma, como site, app Meu Vivo ou um dispositivo Android. Também um ponto que pode melhorar é a inclusão de outros conteúdos da conta Vivo no app, como o Paramount+ ou Estádio TNT.