O mercado de beleza e bem-estar é um dos mais prósperos do mundo e para economia nacional. Basta ver a recente conclusão da aquisição da Avon pela Natura, um movimento que transforma a companhia brasileira na quarta maior empresa do segmento no mundo com receita bruta anual acumulada de US$ 11 bilhões em 2018. Ou repare no crescimento de 10,6% no setor de cosméticos brasileiro com faturamento de R$ 4,7 bilhões no primeiro semestre de 2019, ante o mesmo período em 2018, segundo dados da Abrafarma publicados no Correio Braziliense em junho do ano passado.

Para entender um pouco mais desse cenário, um bom modo é baixar o aplicativo Perfumist (Android, iOS). Este app francês apresenta o panorama dos perfumes no mundo e transforma o usuário em um perfumista, ou o sommelier dos pequenos frascos. Ao todo, o aplicativo tem mais de 40 mil produtos em seu banco de dados, inclusive brasileiros.

Ao clicar em um perfume, o app mostra seu nome, fabricante, média de preço, ano de fabricação, concentração de álcool, notas de coração (principal), notas de fundo (secundária) e melhor gênero que pode usá-lo. Mas uma das principais vantagens do app é, ao marcar ou pesquisar um perfume, ele consegue mostrar, com precisão, outros modelos similares por notas. Essa funcionalidade vale inclusive para perfumes bem antigos.

Os produtos podem ser encontrados por marcas, notas (fragrâncias), mais novos, gêneros, faixa de preço, concentração (perfumes, eau de perfum, eau de toilette, água de colônia e eau fraiche) e até com busca por código de barra.

Ainda é possível criar uma lista e compartilhar com outras pessoas. Além de participar da comunidade de usuários do app.

Disponível em 33 idiomas para 212 países, o Perfumist está totalmente traduzido para o português. Fácil de usar, o app é ótimo para qualquer tipo de pessoa. Desde o usuário comum que deseja entender os tipos de perfume, até profissionais da área de cosméticos que desejam fazer benchmark.