Acredito que falei outras vezes da minha paixão pelo rádio. Mesmo com o podcast e a dinâmica de poder se programar para ouvir uma gravação enquanto limpa a casa ou lava a louça, não tem mídia que mais gosto, que mais instiga a imaginação e permite conhecer o novo que o rádio. Seja uma notícia para ficar bem-informado no dia ou uma música nova de um artista, a rádio está lá, cada vez mais digital e sem fronteiras, como acontece com o TuneIn Radio (Android, iOS).

E eu gosto de explorar e ouvir rádios de fora, apesar de ouvir e adorar as rádios brasileiras (abraço para o pessoal da CBN, Bandeirantes, Cultura FM, MEC, 89 FM e outros colegas, vocês são heróis). E o app TuneIn permite ao ouvinte fazer isso por meio da aba ‘rádio’ que é nada mais que um mapa global das emissoras.

Ao dar zoom in e zoom out, o usuário pode ver quais rádios existem em uma determinada região. Também é possível selecionar um dos gêneros ou idiomas e achar as rádios que são mais próximas do seu gosto. As transmissões que o usuário adicionar em seus favoritos ficam armazenadas na área da ‘biblioteca’ para achar mais rápido as suas mais curtidas.

Na tela principal do app estão os mais ouvidos e buscados. Por ser um app norte-americano, se destacam Fox News Radio, CNBC, Bloomberg, as rádios da Apple e a rádio oficial da NFL que transmite jogos de futebol americano – estou ouvindo Minnesota Vikings x Chicago Bears enquanto escrevo aqui.

Alcance do TuneIn Radio

Ao todo são mais de 120 mil rádios digitais na plataforma, 30 milhões de ouvintes mensais nos EUA e 70 milhões em todo mundo. Chama a atenção ainda que, de acordo com dados da ComScore, os usuários do TuneIn não assinam outro streaming de áudio por darem preferência a este app.

Na versão gratuita, o app passa anúncios no player que é bem simples tem um botão de pausa, outro para emparelhar com devices via Bluetooth e o temporizador. Há uma quantidade alta de publicidade até, mas não é invasivo. Por exemplo, enquanto a rádio está tocando, o merchan entra em vídeo, mas não há interrupção da transmissão.

Na versão premium não há anúncios, assim como há mais conteúdos, como hóquei de gelo e um acervo de 100 mil audiobooks. O seu custo também não está muito longe de outros serviços de streaming, R$ 25,62 por mês.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!