Imagem da Ópera de Viena

Plateia da Ópera de Viena

Em outras dicas de apps falei da minha paixão pela música clássica. Algo que nutri durante minha juventude e dos tempos que estudava música. Mas dentro deste universo, uma das categorias que mais me intriga é a ópera. Muito antes dos filmes bilionários de Disney e Warner, a ópera e o canto lírico traziam às plateias sentimentos mistos, como drama, romance, comédia ou jornadas de grandes heróis.

Concordo que não é uma arte tão acessível e popular quanto o cinema ou serviço de streaming. Mas isso vem mudando. Ano passado dei como exemplo o aplicativo do Metropolitan Opera de Nova Iorque e hoje apresento um app de streaming de outra casa tradicional de ópera, a Ópera Estatal de Viena.

Podendo ser encontrado nas lojas de aplicativos ao procurar pelo seu nome original em alemão, Wiener Staatoper (Android, iOS), o app é totalmente gratuito e traz uma série de obras completas que foram gravadas recentemente, como ‘La Clemeza di Tito’ de Wofgang Amadeus Mozart ou ‘Don Giovanni’ de Ludwig van Beethoven – sua única ópera.

Muito parecido com aquilo que o Disney+ faz hoje, o aplicativo tem uma curadoria e segue um calendário de lançamentos. Por exemplo, a obra ‘Le Nozze di Figaro’ (As Bodas de Fígaro, na tradução para o português), de Mozart, entrará no aplicativo no próximo sábado, 13.

A vantagem do calendário da Wiener Staatoper é que ele mostra a data que será liberada, além de elenco e sinopse da obra. O streaming de vídeo é simples. Possui legendas em alemão ou inglês e pode acelerar ou voltar o vídeo – quando não passa a publicidade dos patrocinadores.

O lado ruim é que essas óperas ficam apenas um período curto na plataforma, como uma semana. Depois, são substituídas por outras obras. Tanto que, geralmente, o catálogo tem cinco obras à disposição, duas que estão disponíveis para ver e três que serão liberadas em breve.

Da parte técnica, o aplicativo não tem escolha para qualidade de vídeo, opção de pular cena, não retoma do local que o usuário parou e nem possui ferramenta para espelhar em Chromecast ou Apple TV. Ou seja, as transmissões ficam restritas apenas ao app, em teoria. Na prática, há opção de para usuários de SmartTVs. Os consumidores podem entrar pelo browser, uma vez que o acesso pode ser feito pelo seguinte site: https://play.wiener-staatsoper.at/, após cadastro.

Ainda há opção de instalação do app para Apple TV.