Cantor Eddie Vedder recebendo doação para a KEXP

Se você passou pela década de 1990 e não estava dentro de uma caverna, o movimento grunge foi algo que mudou o mundo rock e da subcultura. Um movimento que era categorizado por canções com letras repletas de críticas sociais e introspectivas, guitarras distorcida, baixo e baterias sempre pesados e camisas de flanela, antes mais conhecidas por serem usadas por caminhoneiros e outros trabalhadores braçais dos EUA.

O movimento que ganhou o mundo a partir da KEXP (Android, iOS), uma rádio norte-americana de Seattle criada por jovens da Universidade de Washington em 1972. Na época chamada de KCMU, a rádio deu espaço para bandas como Soundgarden, Mudhoney, Alice in Chains e Pearl Jam.

Mas a KEXP ficou marcada na história por apresentar a banda Nirvana pela primeira vez em uma rádio, em 1988. Em uma fita cassete com a música Bleach entregue por Kurt Cobain.

História recente

Em 2000, a rádio voltou a fazer história ao ser uma das primeiras a adotar o MP3 de 128 kbps em suas transmissões, trocando CDs, toca-fitas e discos por arquivos digitais. Em 2002, já como KEXP, a companhia lançou o primeiro serviço de streaming dos EUA com 14 dias de sua programação disponível para ouvir a qualquer hora.

Em 2004, a rádio publicou seu primeiro podcast para transmitir seus programas. Isso ocorreu poucos meses depois de o termo ganhar notabilidade em matéria do The Guardian. Mais recentemente, a rádio foi para o YouTube e já passou a marca de 1,9 milhão de seguidores e 3,4 milhões de visualizações por semana.

Vale dizer, o seu desenvolvimento no mundo digital foi impulsionado por uma parceria entre a KEXP e a EMP de Paul Allen, que investiu grandes somas na rádio até metade dos anos 2000.

Atualmente, a KEXP opera na frequência 90.3 KEXP-FM nos Estados Unidos. Funcionando como uma ONG, a rádio vive de doações de 18 mil pessoas por ano e tem uma programação vasta e bem diversificada mantida por 45 DJs, além de um time de 700 voluntários. Por semana, são mais de 200 mil ouvintes globais.

Como uma das poucas mídias colaborativas, independentes e de vanguarda do mundo atual, a KEXP é um dos melhores sinônimos de música no século XXI. Seja para encontrar ou conhecer música de qualidade de gêneros populares, como Jazz, Rock, Hip Hop, Indie, Latina, Reggae e Country.

App

Para quem deseja ficar conectado durante o dia, conhecer novas músicas, rememorar canções antigas, ouvir a seleção de programa de DJs específicos e quem quer economizar com serviços de streaming de áudio, o KEXP é uma boa pedida. Gratuito, o aplicativo é simples e não tem muitas funções. Mas funciona para o básico: ouvir boa música.

O aplicativo KEXP permite ao usuário acessar e ouvir o histórico da rádio, acompanhar os programas mais recentes dos DJs, marcar suas músicas e programas favoritas para compartilhar com amigos ou comprar (Apple Music, Amazon Music ou Google Play).

Ainda é possível parear e transmitir para a Smart TV, Apple TV, Roku ou Chromecast. Ou seja, ideal para deixar tocando em uma festa ou final de tarde. E para os mais saudosistas há a opção para envio de e-mail ao DJ.

O lado ruim do app é que ele é todo em inglês, não tem versão em outros idiomas. E por ser bem simples, ele não tem muita tecnologia embarcada. Por exemplo, ao parear com a TV fica uma imagem estática da logomarca da rádio no lugar da capa do CD do artista e o nome da música, por exemplo.