Novo Coronavírus; Coronavírus; Covid-19

Com o calendário de vacinação novo coronavírus (Sars-CoV-2) alterando a cada semana, seja por falta de imunizantes ou por mudanças que aceleraram o cronograma, fica difícil saber realmente quando será a vez de esticar o braço e receber a primeira dose (ou segunda, para os mais sortudos). Neste caso, a melhor opção é seguir os canais oficiais dos governos locais para entender.

Em São Paulo, a prefeitura da capital disponibiliza o e-Saúde SP (AndroidiOS) como fonte oficial de informações para dispositivos móveis. Feito pela DuoSystem em 2019, o app surgiu primeiro para fazer a triagem e atendimento dos pacientes e recentemente chegou aos 1,2 milhão de atendimentos. Com o começo da imunização, a desenvolvedora e a Secretaria de Saúde criou outra função, o módulo informativo ‘Vacina Sampa’.

Após o usuário se cadastrar no app e entrar com seu login e senha, ele clica no ícone do Vacina Sampa. Dentro desta opção, a administração municipal informa quando será a vacinação do seu grupo (seja por faixa etária, categoria de trabalho ou comorbidade). Por exemplo, o app foi atualizado recentemente com informações de imunização para o grupo de 50 a 51 anos. O usuário também recebe notificação push com essas informações.

O Vacina Sampa também mostra os postos de vacinação mais próximos de sua localidade. Esses espaços são mostrados com um ícone em quatro cores: vermelho são os postos fixos; azul os drive-thrus para receber o imunizante dentro os carros; e verde os mega drive-thrus, com mais capacidade de vacinação que os azuis.

Esse módulo apresenta ainda vídeos e área de esclarecimento de dúvidas, além de histórico do paciente que teve a doença – que matou mais de 491 mil pessoas em um ano, segundo consórcio dos principais veículos de imprensa do Brasil. Se a pessoa estiver com sintomas, ela pode pedir uma consulta digital por meio do botão ‘Plantão Coronavírus Telemedicina’.

Embora seja focado inicialmente na Covid-19, o e-Saúde SP é o aplicativo oficial da Secretaria de Saúde de São Paulo. Por meio dele, o usuário pode acessar todo o seu histórico de saúde, além de marcar exames, consultas e teleconsultas.