Sticker,ly

O entretenimento do brasileiro passa por dois grandes vícios: reality show e adesivos do WhatsApp. Sinceramente, eu sou desses que dificilmente busca por stickers. A vasta maioria das imagens que tenho armazenada em meu mensageiro são aquelas que baixei em conversas com outras pessoas.

Mas o cenário mudou. Baixei o aplicativo Sticker.ly (Android, iOS) que tem um repositório com bilhões de adesivos. O app é produzido pela sul-coreana Snow, que é uma subsidiária do grupo multibilionário Naver, controladora do app de mensageria Line. No Brasil, o app já foi usado para campanhas de publicidade por empresas como Itaú, Azul, Coca-Cola e Nubank.

Para ter os stickers é muito fácil, basta pesquisar ou clicar em dos grupos da tela principal, selecionar a imagem, apertar adicionar ao WhatsApp e confirmar. Também é possível fazer o download de um grupo todo. Dentro do WhatsApp, o usuário deve clicar em adesivos e selecionar o ícone azul do Sticker.ly. Os Gifs baixados no app aparecerão nesta aba do mensageiro.

Outro diferencial do app é que você pode criar os seus adesivos através de imagens armazenadas em seu smartphone ou GIFs da biblioteca do Tenor GIF, uma das mais vastas do mundo. Se escolher Gifs, é possível fazer stickers animados. No alto do app, ainda é possível navegar por um menu dos stickers e seus temas mais curtidos no momento.

O único ponto negativo do app é: se o usuário editar uma imagem e voltar, a edição não fica salva, é preciso fazer tudo de novo. Ainda assim, o app é fácil de mexer. Mesmo para criar os adesivos existe um botão automático que limpa o fundo da imagem e foca apenas na pessoa do meme, por exemplo.