Com o feriado do aniversário de São Paulo chegando na próxima sexta-feira, 25, as pessoas começam a planejar viagens, passeios e confraternizações. Em época de economia compartilhada, a ideia de ter uma ferramenta para se planejar nesses eventos e dividir viagens pode ser interessante. O aplicativo SoMo (Android, iOS) da Here é uma dessas opções.

SoMo permite que o usuário crie rotas como em um navegador comum, mas também compartilhe com amigos para dividir uma carona. Ou seja, se estou saindo do metrô Jabaquara e indo para a Avenida Paulista, posso dividir essa carona. Contudo, ao contrário de outros apps, só é possível dividir as caronas com pessoas da sua lista de contatos.

O SoMo ainda tem como vantagem a opção de “criar eventos com múltiplas pessoas”. Colocando local do evento, locais de partida, dia e horários, as pessoas conseguem ver as rotas e podem se programar para dividir as viagens com os amigos que passam pelo local. Esta solução também serve para dividir e organizar rotas com colegas de trabalho.

Outra função interessante do app é que a pessoa pode criar rotas via transporte público – mas esta opção não tem compartilhamento com os amigos. Totalmente em português, o SoMo é uma forma interessante de simplificar a viagem. Ele funciona como qualquer outra ferramenta de navegação guiada por GPS, como Google Maps e Maps da Apple, e permite até escolher uma entre três opções de rota.

Contudo, o mapa de navegação ainda é um pouco travado – ele não permite girar o mapa, por exemplo – , além disso não tem um “modo motorista”, que trava a tela quando a pessoa está dirigindo. E, embora tenha opção de navegação com carro ou transporte, ainda falta a alternativa de viagens com táxi ou carros particulares (Uber, 99 e Cabify). Esta função, porém, deve entrar em breve no aplicativo.