O Magalu (AndroidiOS) lançou nesta quarta-feira, 23, uma rede social de compras dentro do seu marketplace. Batizada de Compra Junto, a nova função está dentro do aplicativo da varejista e Mobile Time teve acesso à tecnologia que permite a compra de produtos em grupo.

Como funciona

Para entrar na rede, o usuário deve clicar no ícone “Compra Junto” na tela principal do app. Em seguida, o Magalu faz uma tutorial de uso que explica como funciona a rede que permite descontos agressivos em produtos – até 55% em relação ao seu preço original.

Para comprar, o usuário escolhe um dos produtos disponibilizados na lista do Compra Junto e reserva sua vaga de compra. O usuário faz o pagamento por meio do seu cartão de crédito e o Magalu faz uma checagem de crédito para a pré-aprovação da compra. Importante dizer, o sistema permite apenas uma compra em um grupo por usuário (CPF).

Cada produto da lista precisa fechar um número de pessoas até ficar completo. Caso a compra não atinja a quantidade determinada de consumidores em tempo hábil, o grupo pode ser encerrado e o produto não será vendido – mas os consumidores do grupo poderão adquirir aquilo que desejam comprar de maneira avulsa com um desconto dado pela varejista.

Ainda assim, o usuário que está em um grupo pode compartilhar esse consórcio de compra com amigos para acelerar a aquisição dos produtos. Se o grupo chegar à quantidade de usuários necessária para fechar o grupo, o usuário recebe uma mensagem de confirmação da robô Lu com informações para o envio do produto. O pagamento só é processado após a conclusão da compra.

Importante dizer que o cancelamento da compra só pode ser feito após o fim do grupo. Durante o período de captação de clientes, o botão de cancelamento da compra está desativado.

Conclusão

A ideia de compra de produtos do cotidiano do usuário brasileiro em um sistema similar a consórcio é bem interessante e tem potencial. Contudo, o Magalu está entrando de uma forma bem tímida neste segmento. Não é porque a lista de produtos oferecidos é enxuta, mas os preços praticados.

A efeito de comparação, o novo sistema de compras da varejista tem em sua lista iPhone 11 de 64 GB por R$ 3,8 mil e Xiaomi Redmi 9A de 32 GB por R$ 800, além de outros itens como whiskies vinhos, fones de ouvidos e repelentes de insetos. Em uma breve busca no Google Shopping, em todos os produtos ofertados, há opções mais baratas em rivais diretos do Magalu.

Dito isso, a compra em conjunto precisa de preços mais atrativos e promoções mais agressivas – os tais descontos de 55%, como a companhia cita em seu comunicado. Do contrário, o consumidor comprará de maneira avulsa na concorrência.