Luci-PrintscreenDiria o eterno samba da Mocidade Independente de Padre Miguel de 1992: “Sonhar não custa nada”. O problema é que lembrar do sonho custa mais um pouco, ao menos um esforço mental e experimental. No meu caso é muito comum ter um sonho que pode gerar uma ideia, lembrá-lo no começo da manhã, mas esquecê-lo ao longo do dia, pois não anotei. Assim como, um sonho ruim pode ajudar a evitar situações desagradáveis.

Se quisermos olhar pelo lado mais analítico, em “A Interpretação dos Sonhos”, Sigmund Freud diz que todo o material de um sonho “é derivado, de algum modo, da experiência”. Em outras palavras, a história “foi reproduzida ou lembrada no sonho – ao menos isso podemos considerar como fato indiscutível”.

Uma alternativa interessante para registrar os sonhos é o aplicativo Luci (Android), um guia do sono. O app custava R$ 2,59, mas ficou gratuito nesta semana. Por meio de sua interface, o usuário pode escrever seu sonho em curtas palavras.

Além disso, o app questiona se o sonho foi lúcido, ou seja, se a pessoa percebeu que estava sonhando. Também há um alarme dedicado para a pessoa lembrar que precisa registrar o sonho no aplicativo no começo da manhã e possui um algoritmo que registra os barulhos no sono, como ronco e falas aleatórias. Mas uma das funções mais interessantes do app é o Teste de Realidade. O app envia notificações push questionando se um usuário está em um sonho ou não. Se estiver na realidade, o consumidor entra no app.

Criado pelo designer inglês Sam Ruston, a fluidez e maneira de uso de suas funcionalidades são uma das melhores que vi em anos. Totalmente em português, Luci permite guardar e ver os registros dos sonos em outro dispositivo, acompanhar o histórico dos sonhos e bloquear seu acesso por senha ou biometria.

Vale dizer que o aplicativo não tem nenhum valor científico.  O ideal para quem deseja fazer um acompanhamento mais profundo do sono é com equipe dedicada e especializada.

Sonhos Confinados

Uma dica interessante para quem deseja analisar o seu sonho é o projeto “Sonhos Confinados” feito por psicanalistas de USP, UFMG, UFGS, UFRN, UFRJ e UFC. Os especialistas começaram esse estudo em maio deste ano. A ideia é analisar o impacto da pandemia do novo coronavírus e da necessidade do distanciamento social nos sonhos dos brasileiros.

Através de página no Instagram e uma pesquisa rápida neste formulário, a pessoa pode registrar o seu sonho anonimamente.

As narrativas serão analisadas do ponto da psicanálise posteriormente.

Além disso, a UFMG dá um apoio com seus psicanalistas para pessoas que estão sofrendo de alguma maneira em seus sonhos. As conversas ocorrem via WhatsApp ou ligação telefônica.