Instagram, TikTok, Facebook, WhatsApp, YouTube, Telegram e até Twitter/Periscope. O cotidiano do mobile mostra um forte crescimento no consumo de vídeos. De acordo com Statista, o consumo de vídeo mobile global deve chegar a 29 petabytes em 2020, um aumento de 10 PB ante 2019. E apenas no universo do YouTube no Brasil, o País é o segundo maior mercado de criação de vídeos das Américas, segundo pesquisa do Tubular Labs, os brasileiros ficam atrás apenas dos norte-americanos.

Com tanto consumo e produção é natural que o usuário procure soluções para criar vídeos. De memes com os parentes em casa, aos vídeos profissionais e com um certo grau de edição e profissionalismo. Uma das alternativas que começa a surgir no mercado para atender os dois públicos é o Filmr (Android, iOS). Em conversa recente com o Mobile Time, Andrea Iorio, um dos investidores do Filmr, revelou que o app teve mais de 1 milhão de vídeos exportados apenas por usuários de dispositivos Apple.

O app é bem similar a outros do mercado, com fluidez e edição vertical, ou seja, o foco para gravações destinadas às redes. Mas o seu principal chamariz é a possibilidade de exportar vídeos em 4K e criar vídeos com sequências de fotos. Isso editando com uma linha do tempo na parte inferior da tela, adicionando música de trilha sonora – seja do próprio device ou de uma lista do app –, colocando texto, filtro e escolhendo o formato de visualização na tela (horizontal, quadrado, vertical ou Stories).

No entanto, a versão gratuita do Filmr irrita um pouco pelo excesso de propagandas e pela ausência de alguns filtros básicos, como o vintage e o Blue (puxado para o tom azul), que só funcionam na edição paga. Pode parecer trivial, mas, os filtros são alternativas interessantes para coloração e mudança de tom nas gravações, uma vez que não é possível misturar cores e ter uma paleta mais ampla no app.

Em meu smartphone, o Galaxy S9, um handset com boa configuração embora antigo, o Filmr demorou para carregar múltiplos vídeos (aproximadamente 2 minutos) para edição. Mas é rápido para carregar gravações curtinhas, como um vídeo armazenado do Stories.

Ainda assim, a versão gratuita do Filmr é uma boa opção para quem deseja fazer apenas o básico em edição de vídeos ou aventurar-se em mexer em vídeos curtinhos. No entanto, ao editar vídeos mais longos ou vários vídeos curtinhos, o uso do aplicativo pode ficar maçante e enfadonho, com o ir e voltar nos polegares na linha do tempo.