Em um ano, o Restorando, serviço de reservas de mesa em restaurantes, viu crescer de 12% para 40% a proporção de reservas feitas através de seu aplicativo móvel, disponível para Android e iOS. O restante do volume provém de reservas feitas pelo site do serviço ou pelas páginas web de restaurantes que usam o motor provido pela Restorando.

"As pessoas muitas vezes decidem o restaurante no caminho, dentro do carro. Com o Restorando há a comodidade de olhar as opções no banco traseiro. Ter essa facilidade na palma da mão estimula muito o uso através do mobile", comenta Otávio Calixto, diretor geral do Restorando. Ele espera que a participação mobile alcance 50% durante a Copa do Mundo. O app, aliás, preparou uma série de novidades para o evento, incluindo a tradução para inglês e espanhol, a oferta de menus especiais inspirados nos países campeões do torneio e a lista dos restaurantes que exibirão os jogos em suas TVs, além de um investimento 40% maior em marketing online para promover o app para os turistas que virão ao Brasil.

O serviço está presente hoje em 14 cidades de sete países da América Latina. Três novas cidades foram anunciadas esta semana: Lima, Montevidéu e Cidade do Panamá. O Brasil é o principal mercado, com seis cidades atendidas (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba e Porto Alegre). Completam a lista: Buenos Aires, Santiago, Bogotá, Medellín e a V Região do Chile. Ao todo são 2,6 mil restaurantes, sendo 1 mil no Brasil. Em dois anos de existência, o Restorando levou 3 milhões de pessoas a restaurantes.

A expansão internacional está sendo bancada com a ajuda de investidores. Em novembro passado, o Restorando recebeu aporte de R$ 30 milhões liderado pelo fundo Flybridge Capital Partners, em parceria com Endeavor Catalyst, Emergence Capital Partners, Kaszek Ventures, Atomico e Storm Ventures, que já haviam investido R$ 6,5 milhões em 2012. Desse total, 15% será aplicado para a consolidação da operação do Peru, no Uruguai e no Panamá, enquanto 30% se destinará à expansão nas seis cidades brasileiras. O serviço conta com escritórios locais em vários dos países onde atua.

A expectativa de Calixto é ultrapassar até o fim do ano a marca de 4 milhões de pessoas levadas a restaurantes graças à sua plataforma de reservas. Em termos de quantidade de estabelecimentos parceiros, a previsão é ter cerca de 4 mil em dezembro. O app cobra dos restaurantes R$ 3,5 por pessoa para cada reserva feita em sua plataforma. Para o usuário o serviço é gratuito.