Em áreas rurais de países africanos, onde não há acesso a rede elétricas, alguns moradores que possuem uma bateria e algum tipo de gerador vendem energia a preços inflados para que as pessoas possam carregar seus celulares. A empresa israelense Nova Lumos desenvolveu um projeto para resolver esse problema e tornar a distribuição de energia acessível para mais pessoas. Trata-se de um modelo de venda de energia solar por meio do celular.

O kit Lumos Power System consiste em um painel solar para ser instalado no telhado da casa e uma unidade interna com uma bateria de armazenamento de energia, tomadas de saída e cabos de conexão. A empresa garante que o kit é fácil de instalar, sem a necessidade de um técnico. Os consumidores podem adquirir a solução, que inclui o gerenciamento e monitoramento remoto para manter o serviço, fazendo um pagamento direto de seus celulares, cobrado dentro da conta da operadora ou descontado do crédito pré-pago. O Lumos Power System só gera energia se o pagamento for feito, portanto, se roubado, o painel solar não pode ser usado separadamente ou modificado de alguma forma. A receita é dividida entre a Nova Lumos e a operadora. O produto está em teste em dois países africanos.

Segundo o site da Nova Lumos, o sistema fornece energia elétrica 24 horas por dia para carregamento de celulares, iluminação, pequenas TVs, rádios, ventiladores, além de ser útil para pequenos negócios com computadores, ferramentas, máquinas de costura, entre outros.