A Qualcomm desenvolveu uma plataforma de referência para a criação de produtos e serviços para carros conectados. A ideia é que ela sirva de apoio para fabricantes de automóveis e seus fornecedores na construção de soluções de comunicação e tráfego de dados dos carros do futuro.

A plataforma traz integradas várias soluções e produtos da Qualcomm, como modems X12 e X5 LTE; localização através do sistema GNSS; Comunicações Dedicadas de Curto Alcance (DSRC) para troca de informações entre veículos (V2X); tecnologia Wi-Fi Vive, dentre outras.

A plataforma pode servir tanto para a criação de uma solução simples de telemática veicular até um gateway complexo conectado a múltiplos controles eletrônicos. Segundo a Qualcomm, a plataforma também está preparada para a evolução tecnológica, migrando de 4G para 5G, por exemplo. E está apta a trabalhar com serviços sem fio que usem as mesmas frequências de espectro, em uma coexistência sem interferência. Além disso, está aberta para ser integrada a softwares e serviços de terceiros.

Análise

É uma estratégia antiga da Qualcomm criar plataformas e deisgns de referência para fomentar o desenvolvimento de novas categorias de produtos que possam vir a utilizar suas tecnologias. Outro exemplo recente foi o seu design de referência para relógios inteligentes.