“Engana-se quem pensa que o setor de telecom não foi impactado pela pandemia”, comentou o CEO da Oi, Rodrigo Abreu, durante apresentação no Painel Telebrasil, nesta terça-feira, 22. “A pandemia causou impactos graves para nosso setor em vendas, aumento de custos, aumento de inadimplência e redução de utilização de serviços móveis”, listou o executivo.

Para Abreu, a sustentabilidade econômica do setor de telecom é um desafio, porque o custo do capital investido está caro e não é compensado pelo retorno financeiro. Para buscar um equilíbrio, ele recomenda a adoção de políticas públicas de fomento do setor, o que passa pela reforma tributária e pelo uso efetivo dos fundos setoriais.

5G

Sobre o 5G, o CEO da Oi entende que não faz sentido estabelecer metas de cobertura como feito nas gerações anteriores das redes móveis, porque o novo padrão traz características muito distintas, principalmente pelo uso de small cells em frequências mais altas. Sua recomendação é de que a regulamentação facilite e estimule o compartilhamento de rede, para evitar a duplicação de infraestrutura. No seu entender, a maior revolução do 5G virá de aplicações em IoT para o mercado corporativo e para a indústria.