Orbitrack

Imagens do Orbitrack. Foto: divulgação

O universo. Nele não há limiar, limites para imaginar a imensidão. No Prefácio de ‘Origens’, o astrofísico Neil deGrasse Tyson afirma que “não importa o campo em que você esteja, ninguém duvida que estes tempos são auspiciosos para aprender o que há de novo no cosmos”.

O que ajuda a entender e investigar este universo são os nossos satélites, mas também a nossa curiosidade. Uma forma de instigar essa bisbilhotice é o Orbitrack (Android, iOS), um guia de bolso para conhecer tudo que está em nossa órbita. Este sistema avançado de rastreamento de satélite é uma excelente oportunidade para quem deseja aprender sobre o tema.

Produzido pela Southern Stars, empresa fundada por um ex-engenheiro de software da Voyager e um arquiteto de software da NeXt, o app informa sobre lançamento de foguetes, manobras na órbita, entrada na atmosfera terrestre, tudo em tempo real baseado em informações dos sites n2yo.com e celestrak.com.

Há milhares de satélites cadastrados, como aqueles que atuam em comunicação, posicionamento, militares e até estações espaciais, como a Estação Espacial Internacional (ISS) está no app. Ao clicar em um dos objetos da órbita, é possível ver sua rota, saber quando foi lançado, categoria (militar, pesquisa, científico, navegação, clima, por exemplo), país de origem, coordenadas, quando é visível em sua região e seu formato em 3D.

O app também apresenta informações para quem produz rádio amador, como dados de frequência.

Mas o mais interessante do app é a possibilidade de ver o universo e a rota dos satélites em realidade aumentada. Basta apontar o celular para o céu e ver as rotas dos satélites, além de galáxias, constelações e planetas. Não precisa abrir a câmera, pois o aplicativo usa apenas GPS e sensores de movimento do smartphone. É possível também ver a atmosfera atual do planeta e as luzes nas cidades. Outro destaque é o modo noturno, em vermelho e preto, bem diferente do que um simples escurecimento da tela.

O lado negativo do Orbitrack é que está totalmente em inglês. Contudo, há um guia com passo a passo que explica como usar cada função. E espere uma trilha sonora bem dos jogos de ficção científica.

Orbitrack

Orbitrack. Foto: divulgação