WhatsApp

Em breve, os moradoras do estado de São Paulo poderão agendar sua vacinação contra Covid-19 através do WhatsApp, pelo canal oficial do governo paulista no app de mensageria (+55 11 95220-2923).

Neste momento já é possível realizar o pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19 no canal.  Ao acessar a conta do governo paulista no WhatsApp o cidadão é atendido por um assistente virtual. É o mesmo chatbot criado no início do ano passado para tirar dúvidas sobre a Covid-19. Nele, o usuário deve responder perguntas como: se aceita passar os dados sobre a vacinação pelo WhatsApp (opt-in), nome, data de nascimento, endereço, CPF e confirmar as informações dadas.

Em conversa com Mobile Time, Dario Durigan, head de políticas públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, disse que o pré-cadastro foi a primeira necessidade que o governo paulista passou para o app de mensageria. “Toma tempo da equipe que está alocada nos postos de vacinação, alonga as filas e as pessoas ficam mais expostas, o que não faz sentido”, explicou. Este movimento, segundo estudo realizado pelo governo, pode representar uma economia de cerca de 90% no tempo para o cadastro completo de informações presencialmente. Vale dizer que o pré-cadastro não é obrigatório e não configura um agendamento.

Até o momento, cerca de 4,9 milhões de pessoas já realizaram o pré-cadastro – que, normalmente, é feito no próprio posto, no momento da vacinação.

O próximo passo será a inclusão de um botão para o agendamento da vacinação.

“Esse é um dos nossos desejos. E receber notificação de segunda dose. Até mesmo de primeira dose, já que ainda há uma grande base (de pessoas) para ser vacinada. Queremos fazer a gestão da entrega da vacina. Estamos trabalhando para isso”, contou o head de políticas públicas do WhatsApp.

Ao fazer o opt-in, o usuário pode autorizar o app de mensageria a enviar notificações via o canal do Governo do Estado de São Paulo, como alertas para fazer o agendamento, para ir ao posto de vacinação na data correta, seja da primeira ou da segunda dose. “O WhatsApp não gosta de notificações ativas para as empresas, mas no caso de governos, dependendo da situação, sim. Quando as pessoas optam por receber essas notificação elas poderão receber informações sobre agendamento para tomar a vacina. O Brasil é o primeiro caso para notificação e alerta. Fizemos com o TSE e estamos fazendo com o governo de São Paulo”, resume o executivo.

Para o head de políticas públicas do WhatsApp é uma forma de manter os canais oficiais com visibilidade. “É um canal que deve ser vivo, trazer novas funcionalidades, sempre trazendo novas funcionalidades”, ou as pessoas perdem o interesse e acabam não acessando com frequência.

O canal de comunicação do Governo do Estado de São Paulo no WhatsApp foi desenvolvido gratuitamente pela empresa Take Blip, provedora oficial de soluções para o WhatsApp Business, utilizando a API do aplicativo. O projeto também conta com o apoio da Microsoft e do Prodesp, empresa de tecnologia do Governo de São Paulo.