A Tencent anunciou que a carteira do WeChat (Android, iOS), o WeChatPay, aceitará o Yuan Digital como forma de pagamento para transações de seus consumidores. De acordo com publicação do China Daily nesta quinta-feira, 6, os usuários poderão escolher a opção “pagar com digital Renminbi” que foi adicionada recentemente ao app de mensageria.

Para ativar a nova função, a pessoa deve se identificar via carteira digital do Yuan Digital, e-CNY, que foi desenvolvida pelo banco central chinês e foi lançada no começo desta semana. Depois de fazer essa ativação, o usuário poderá enviar ou receber pagamentos com a moeda digital oficial do país.

A Tencent espera aprimorar o uso do Yuan Digital em sua carteira no WeChat a partir de testes na vila olímpica dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, que começa a receber os atletas no dia 27 de janeiro.

Vale lembrar, o Banco Central do Brasil está desenvolvendo o Real Digital. Em participação recente no MobiFinance 2021, Fábio Araújo, coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC, previu que a moeda digital nacional será uma plataforma para pagamentos inteligentes e possibilitará aplicações com dinheiro programável e pagamentos entre máquinas.