Real Digital; MobiFinance

Fábio Araujo, do Banco Central, durante o MobiFinance 2021

O projeto de criptomoeda do Banco Central do Brasil, provisoriamente batizado como Real Digital, possibilitará aplicações como dinheiro programável e pagamento entre máquinas, prevê Fábio Araujo, coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do BC.

“O foco principal da CBDC (Central Bank Digital Currency) do Brasil é trazer inovação e concorrência em economia digital. Queremos garantir meios para que a inovação digital continue no Brasil e para o surgimento de novas aplicações que precisem de um meio nativo digital de liquidação. O Real Digital será uma plataforma para pagamentos inteligentes”, disse Araujo, durante palestra no MobiFinance, evento organizado por Mobile Time, nesta terça-feira, 19.

O dinheiro programável significa definir regras para o uso daquele dinheiro. Por exemplo, em um programa social, em vez de dar um voucher para ser gasto com comida ou transporte público, poderia ser dada uma quantia em Reais Digitais programada para ser gasta somente para determinada finalidade.

Em IoT, máquinas poderiam realizar pagamentos automaticamente, sempre que necessário, se forem programadas para tal. “Uma geladeira poderia comprar leite quando este acabasse. Ou quando um motorista entrar em uma praça de pedágio seu smartphone poderia comandar o pagamento”, exemplificou Araujo. 

Paridade e blockchain

A proposta é de que o Real Digital tenha paridade com o Real em papel moeda. Ou seja, 1 Real Digital valerá R$ 1. “Poderá haver pressão de mercado para descolar o preço, mas entendemos que o BC terá ferramentas para garantir essa paridade”, comentou.

Ainda não está decidido se o Real Digital usará blockchain. Uma das vantagens de não usá-lo e garantir um controle centralizado da criptomoeda seria a escalabilidade, explicou o representante do BC. Ele deu o exemplo do Bitcoin, que hoje suporta apenas 30 transações por segundo, em razão do uso de blockchain. Para efeito de comparação, o Pix suporta até 6 mil pagamentos por segundo, por ter uma gestão centralizada.

Cronograma

A primeira prova de conceito do Real Digital acontecerá em 2022. E testes-piloto estão previstos para 2023. Não é possível prever quando ou mesmo se a CBDC brasileira será efetivamente lançada. Araujo diz que isso dependerá da maturação do mercado nacional e das iniciativas internacionais de CBDCs. Esse processo deve levar entre três e quatro anos, projeta.