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Raul Bustamante, gerente de marketing e comunicação no eBay América Latina (crédito: eBay América Latina)

A estratégia do eBay (Android, iOS, App Gallery) para a América Latina é basicamente em negócios transfronteiriços (cross boarder, no original em inglês). Em conversa recente com Mobile Time, o gerente de marketing e comunicação da empresa para a região latino-americana, Raúl Bustamante, explica que a companhia quer incentivar o comércio entre países.

“Embora tenhamos uma crise (macroeconômica), vemos uma oportunidade nas transações cross border. Principalmente porque permitimos a um comerciante enviar seus produtos para 190 países e 142 milhões de consumidores no mundo, e até comprar insumos de outros países. Lembrando que praticamos o preço em dólar (moeda que está mais forte que o real e até o euro)”, argumenta o executivo. “Nós estamos tentando levar mais brasileiros para vendas transfronteiriças”, completa.

O primeiro alvo do eBay são peças de carros. Para isso, o marketplace anunciou um programa de venda de acessórios e autopeças que oferece: gerente de crescimento pessoal durante o primeiro ano; assinatura gratuita de uma loja no eBay por três meses; bem como o serviço de listagem automatizada; além de ajudar a pulverizar os equipamentos na plataforma global da companhia.

O intuito do programa é levar as peças automobilísticas de sellers brasileiros a outros países, em especial aos Estados Unidos, país que tem sofrido com aumento dos preços de carros e peças por conta da falta de semicondutores, como disse recentemente o presidente Joe Biden. Além dos EUA, o eBay informou que Canadá, Austrália, Porto Rico e Espanha são os outros países que mais compraram peças de carros do Brasil em 2021.

Vale dizer, a categoria de autopeças foi aquela que mais cresceu na plataforma no ano passado, em especial nos mercados emergentes, nos quais aumentou 30%, incluindo o Brasil. Entre as fabricantes com mais peças exportadas estão Mercedes-Benz, Nissan, Toyota e Volkswagen.

Na operação latino-americana, o eBay conta com parceria com a eShopex para fazer a logística de retirada e entrega com os revendedores latino-americanos, além de usar a tecnologia financeira da Payoneer. Também oferecem treinamento com a B2Go para os lojistas administrarem suas vendas.

Consumidor e gestão

Do outro lado do marketplace, o eBay quer que mais brasileiros consumam em sua plataforma. Segundo Bustamante, a ideia é oferecer “experiências personalizadas” aos clientes brasileiros, com base em conteúdos que gostam.

“Hoje, o site e o app já estão em português, completamente traduzidos. E todos os preços já aparecem em reais. É tudo uma questão de experiência e estoque que nós colocamos à disposição do consumidor. Acreditamos que o cross border também vale para o comprador comum”, diz. “Mas também temos um time que trabalha para incentivar as vendas locais por meio de nosso marketplace”, completa.

Com a operação da América Latina sendo dirigida da Cidade do México, o gerente de marketing e comunicação explica que o Brasil é uma das principais apostas do eBay (ao lado de México e Porto Rico), uma vez que o e-commerce está em franco crescimento e está chegando aos 40 milhões de consumidores anuais.

Porém, Bustamante afirma que não há planos para abrir escritórios em outras regiões latino-americanas.