Poucos profissionais da tecnologia experimentaram o metaverso. Apenas 26% dos entrevistados da pesquisa “Como o metaverso está empurrando as fronteiras digitais e reinventando nosso lugar no mundo físico”, produzida pela Globant, já entraram no metaverso. Desse grupo, 76% tiveram experiências por meio de games ou outro tipo de entretenimento, mostrando que jogos e diversão ainda são o caminho para se chegar ao metaverso.

O metaverso será um desafio importante e apresentará riscos em segurança. 74% dos entrevistados acham que este mundo virtual apresentará riscos e desafios importantes; e 29% deles acham o espaço seguro para interagir com outras pessoas, um percentual ainda baixo.

A pesquisa teve 834 profissionais de TI de várias partes do mundo entrevistados, sendo 86,57% da América Latina; 8,27%, da América do Norte; 3,6%, da Europa; 1,32%, da Ásia; e 0,24%, da África. A pesquisa foi realizada entre os dias 18 e 25 de abril de 2022

Além dos jogos, publicidade e marketing são outros segmentos que vão fazer uso do metaverso. De acordo com os respondentes, 58% desses profissionais planejam fazer a integração entre o metaverso e suas estratégias de marketing ainda em 2022. E 55% desse público acredita que o metaverso impactará positivamente este setor.

Os entrevistados também acreditam que o trabalho será impactado pelo metaverso. 69% acham que o metaverso está desempenhando um papel crucial no trabalho remoto.