Ilustração: La Mandarina Dibujos/Mobile Time

A Gupshup, plataforma mundial de conversação, anunciou nesta quarta-feira, 18, o lançamento do Auto Bot Builder. Trata-se de uma ferramenta que usa o Generative Pre-Training Transformer 3 (GPT-3), da OpenAI, para construir chatbots automaticamente, adaptados às necessidades de empresas de diversos setores. 

A ferramenta alia o GPT-3 – modelo de linguagem autorregressivo que usa aprendizagem profunda e inteligência artificial (IA) – ao conhecimento proprietário da companhia. O resultado é um chatbot especializado, voltado ao mundo empresarial, diferente do ChatGPT, uma versão otimizada do GPT-3, que tem propósito de uso geral.

Dessa forma, empresas podem incorporar IA nas suas experiências conversacionais, sem precisar programar. A ferramenta permite criar jornadas ao longo de todo ciclo do consumidor, como marketing, comércio e suporte. Os casos de uso incluem ofertas de marketing, geração de leads, descoberta de produtos, recomendações de produtos, dicas para compras, solução de problemas, suporte ao cliente, entre outros.

Empresas podem utilizar seu próprios conteúdos para alimentar a ferramenta (Crédito: Gupshup/divulgação)

As companhias podem desenvolver chatbots usando conteúdos do seu próprio site, documentos, registros de mensagens, catálogos de produtos, banco de dados e outros sistemas empresariais de registro. A ferramenta aceita conteúdos de qualquer tamanho, otimizando o modelo de linguagem para contextos específicos. Isso permite lidar com conteúdos extensos, que precisam de pré-processamento especial.

Além disso, a Gupshup também desenvolveu modelos otimizados para indústrias específicas, com base em seus dados de treinamento proprietários e conhecimentos especializados. Eles fornecem um ponto de partida para criação de experiências conversacionais. A multinacional trabalha com verticais como bancos, seguros, comércio eletrônico, varejo, jogos, saúde e outras, o que torna o Auto Bot Builder versátil para demandas de diferentes tipos de empresas.

Os chatbots construídos com o Auto Bot Builder já vêm pré-integrados com os produtos de engajamento de conversação da Gupshup. Eles podem ser implantados por meio de diferentes canais, dispondo de ferramentas internas de analytics, monitoramento, registros, faturamento e mais. Os robôs são capazes de lidar instantaneamente com volumes de mensagens em grande escala.

Empresas podem se inscrever para ter acesso antecipado ao Auto Bot Builder em go.gupshup.io/autobotbuilder.html.