A Yalo apresentou nesta quinta-feira, 22, a sua plataforma de agentes com inteligência artificial generativa para o comércio conversacional. Batizada como Oris, a tecnologia foi apresentada pelo CEO da empresa, Javier Mata, como um “vendedor virtual baseado em agentes” ou uma espécie de funcionário digital.

Lançando a solução globalmente, a ideia da companhia é que os agentes funcionem de forma múltipla com ações comerciais em canais digitais, similares a um vendedor. Em média, um agente de vendas tem outros 25 agentes por trás, como: recomendações, buscas, negociação, fechamento de negócio, orquestrador e observador se as regras e proteções (guardrails) estão sendo seguidas.

Com isso, um agente de vendas poderá fazer cross-sell, upsell, follow-up automáticos (pré-programado), detectar oportunidades como descontos e fazer recomendações com base em histórico e hábitos de compra do consumidor.

Estrutura e evolução na Yalo

A iniciativa em agentes da Yalo foi construída com base em três camadas: a Intelligent Customer Profile, que traz contexto e dados da Yalo; depois vem a Yalo Intelligence Layer que é a camada das aplicações e funcionalidades para os agentes, inclusive com apps de terceiros e proprietárias; e a camada dos agentes, que permite treinar, ajustar ou criar mais agentes.

Segundo Mata, esta é uma evolução do Yalo Studio ao transformá-lo em um construtor de fluxos (flow builder, no original em inglês). Também evoluiu como agente a assistente de IA generativa da empresa, a Genie. “Com esse agent builder que construímos hoje, as empresas conseguem alavancar esse Studio fluído para fazer modificações hoje, como criar outro tipo de agentes”, explicou.

O executivo disse que seus clientes têm criado agentes por conta própria, como agentes para perfilamento de cliente e para busca de produtos. Das empresas que usaram antes do lançamento, a Yalo revelou – sem dizer nomes – que uma do segmento de alimentos aumentou em 40% seu tíquete médio e registrou ampliação do mix de produtos consumidos. Outras empresas têm usado as automações para evitar o abandono de carrinho e incrementar a conversão de vendas.

Uso e modelo de negócios

De acordo com o CEO, Oris pode ser usado em qualquer sistema. Na simulação feita para a imprensa nesta quinta-feira,22, um agente foi exibido em conversa com uma pessoa no WhatsApp e ligação por voz. Mas o executivo afirmou que pode levar a solução para Instagram, TikTok, RCS e SMS, além de apps proprietários das empresas.

Focando especificamente no comércio, Mata afirmou que Oris é destinado para companhias com times de venda grandes que precisam de um auxílio adicional ou empresas que fazem vendas online, em um preparo para uma jornada que será híbrida com profissionais e agentes interagindo juntos para o desenvolvimento dos negócios.

O modelo de negócios de Oris é baseado no all consumption-based pricing, ou precificação atrelada ao consumo, e escalável. Mata explicou que o preço pode variar de acordo com o volume e as cargas de trabalho, como, por exemplo, um custo adicional para realizar um upsell ou fazer o follow-up de uma ligação.

Imagem principal: Javier Mata, CEO da Yalo (divulgação)

 

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