O vision OS, sistema operacional do Apple Vision Pro, ganhou uma atualização com funções para o usuário comum, acessórios e mais alternativas para o segmento empresarial e de desenvolvedores. Batizado como vision OS 26, ele foi apresentado durante a WWDC, evento da Apple nesta segunda-feira, 6.

Uma das novidades são os widgets: agora os usuários do headset poderão utilizá-los no ambiente, como ao colocar nas paredes ao seu redor um relógio digital, música, galeria de fotos, calendário e previsão do tempo.

Com a atualização, o sistema operacional também passa a ter suporte ao PlayStation VR2 Sense, o controle usado com o óculos de realidade virtual do console da Sony, o que permitirá aos usuários jogarem mais games com o Apple Vision Pro.

Em imagens, o sistema operacional recebe suporte de câmeras de 360 e 180 graus da GoPro, Canon e Insta360 para trazer mais profundidade e melhor sensação no uso do headset. O OS também passa a ter uma nova versão do Persona que deixa mais realista a imagem holográfica em uma ligação. O OS recebe ainda o Spatial Scenes, o que deixa a reprodução de fotos mais realista. Essas duas funções são beneficiadas pelo uso de IA generativa e melhorias em computação espacial.

Empresarial e developers

A Apple adicionou mais funções colaborativas e liberou uma série de APIs para atrair mais usuários do segmento corporativo. Uma das novas funções para uso empresarial é o trabalho compartilhado que permite que dois usuários com headset em um mesmo espaço vejam e compartilhem as mesmas imagens.

Em APIs, a companhia busca trazer mais ferramentas para desenvolvedores e empresas. Uma delas é a Protect Content API, uma funcionalidade que permite que apenas as pessoas certas tenham acesso a materiais confidenciais.

O Apple Vision Pro passa a ter também suporte ao Logitech Muse, uma caneta que é um acessório para computação espacial e permite interagir com objetos digitais e apps no sistema operacional.

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!