O vice-presidente global de engenharia para busca do Google, Bruno Possas, afirmou que o Google Lens (Android, iOS) pode habilitar mais pesquisas com naturalidade. Em conversa com Mobile Time nesta terça-feira, 10, o executivo explicou que a solução é componente fundamental para o avanço do Google Search.

Durante o Google for Brasil em São Paulo, a companhia apresentou diversas soluções que utilizam o Lens como novas formas de incrementar as pesquisas dos usuários. Um exemplo é o uso do Lens para reconhecer QR Code para pagamentos Pix, a integração com o AI Overviews (o resumo da busca gerado por IA) e uma outra integração com o Shorts do YouTube.

Em todos esses casos de uso, o usuário tem o Lens como ponto de pesquisa, uma vez que:

  1. Lens no Pix, o usuário abre o app do Lens para reconhecer um QR code de pagamento e será direcionado para a carteira do Google para fazer o pagamento;
  2. Integração com o AI Overviews, o internauta aperta o ícone da câmera na barra de pesquisa do Google para abrir o Lens e pergunta em voz alta sobre uma imagem;
  3. Integração com YouTube Shorts, em que o usuário aperta o botão da câmera e pode aprender sobre o conteúdo do vídeo, como um ponto turístico ou produto.

Possas afirmou que através do app que busca por imagem, as pesquisas dos usuários ficam mais “naturais e intuitivas”. Reforçou ainda que a solução tem sido uma aposta do Google “há anos” e que entre as soluções de busca é uma das que mais cresce ano a ano.

Busca do Google

Durante o Google for Brasil em São Paulo, o VP do Google também apresentou novidades sobre a busca que passa a ficar mais incrementada com o uso da inteligência artificial. O motor de busca passará a ter:

  • Pesquisas, comparação de preços e compras por shows, eventos, peças de teatro e até jogos de futebol que estão cadastrados em Sympla, Ingresse, Sampa Ingresso, Futrebolcard e Ticket360;
  • Com a Distribusion que atua com 140 companhias de ônibus no mundo todo, o usuário poderá ter mais informações sobre passagens de ônibus, como tipos de assentos e amenidades (como ar-condicionado, tomadas e Wi-Fi);
  • Consumidor poderá pedir comida direto da busca e definir se quer retirar no local ou pedir via plataforma em parceria com iFood, Rappi, Goomer, Anota.ai, Ola Click, Menu Dino e McDonalds;
  • Os resultados de 450 mil restaurantes na busca terão informação se aceitam vale-refeição de iFood Benefícios, Pluxee, Sodexo e Alelo.

Paralelamente, o Google fez parcerias com Sebrae para capacitar 10 milhões de micros e pequenos negócios para usar o perfil da empresa no Google com a ajuda de ferramentas de IA, como o Gemini. De forma similar, a companhia fará em parceria com a Abrasel para mais de 100 mil bares e restaurantes terem uma presença online com cardápio digital e perfis atualizados em 2025, em complemento a outros 100 mil que fizeram em 2024.

Clima

A busca do Google terá ainda o Nowcasting, uma ferramenta que usa IA para dar previsões mais precisas sobre o clima no Brasil. Essa tecnologia permitirá ao internauta ter uma previsão do tempo a cada 15 minutos em um perímetro de 5 quilômetros ao longo de 12 horas.

O Nowcasting foi construído com base na IA do Google Research, dados de satélite e de observação terrestre, assim como do Cemaden para o território brasileiro que fornecerá dados históricos de precipitação de clima para a plataforma.

Segundo Maia Mau, diretora de marketing do Google, o Brasil será o primeiro país a ter acesso à solução. Mas o intuito da companhia é levar a ferramenta para outros países da América Latina em breve.

Imagem principal: Bruno Possas, VP global de engenharia para busca do Google (divulgação)

 

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