O Banco do Brasil anunciou a adoção de uma série de diretrizes de governança para inteligência artificial que serão seguidas por seus funcionários no desenvolvimento e no uso de soluções com essa tecnologia. As diretrizes procuram garantir transparência, privacidade, segurança, justiça e respeito ao ser humano e ao meio ambiente no uso de IA.
O projeto foi criado pelo banco com o auxílio da IBM e da EY. A IBM forneceu um conjunto de ferramentas chamado watsonx.governance, que incorpora regras, fases e controles na gestão de riscos de IA. Por sua vez, a EY trouxe a metodologia para a construção da estrutura de governança.
O Banco do Brasil tem hoje mais de 700 casos de uso de IA. Um dos mais recentes é a adoção de IA generativa em seu gerenciador de finanças pessoais. O banco atende a mais de 80 milhões de clientes.
Super Bots Experience
O Banco do Brasil será representado por Diego Quadros, seu executivo de experiência de clientes e negócios, em um painel sobre estratégias para orquestração e criação de LLMs e SLMs, durante o 11º Super Bots Experience, evento que acontecerá dias 21 e 22 de agosto, no WTC, em São Paulo. A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.botsexperience.com.br
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA