O Banco do Brasil é o primeiro banco no País a oferecer a opção de saque através do WhatsApp. A solicitação deve ser feita em conversa com o bot do banco pelo app de mensageria, que atende pelo número 61-4004-0001. O correntista deve escrever o comando “saque sem” ou “saque sem cartão. O robô perguntará o valor a ser sacado e, em seguida, a senha de seis dígitos da conta. A comunicação é toda criptografada fim a fim. A senha é digitada em uma página web segura que é aberta separadamente do WhatsApp, no navegador do smartphon. Depois disso, o bot devolve um código que deve ser digitado pelo cliente em qualquer caixa eletrônico do Banco do Brasil para efetivar o saque, sem a necessidade de inserir o cartão ou digitar a senha novamente. O código vale até às 23h59 do mesmo dia. O limite é de R$ 300 por saque.

O bot do Banco do Brasil no WhatsApp é capaz de realizar 15 transações diferentes, incluindo saldo e extrato da conta, e até recarga de bilhete único em São Paulo.

Análise

O saque sem cartão pelo WhatsApp é uma variação do saque móvel, que também permite o saque sem cartão, mas cuja solicitação acontece através do aplicativo do Banco do Brasil no smartphone.

No caso do WhatsApp, o cliente precisa escrever o comando e depois o valor do saque no formato “R$ xx,xx” para ser compreendido. Ainda é um pouco mais demorado se comparado com a interface visual do app do banco. Porém, se a solução evoluir para comandos de voz, aí ficará provavelmente mais rápida e mais prática que o saque móvel.