O Serpro e o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) lançaram a a carteira digital batizada de Carteira Sougov, integrada ao aplicativo Sou Gov.br (Android, iOS).
A ferramenta visa facilitar o acesso, a organização e o compartilhamento de documentos funcionais dos cerca de 1,3 milhão de servidores públicos federais, entre ativos, aposentados e pensionistas. A ideia é centralizar os documentos dos funcionários públicos em um único lugar, assim como possibilitar o compartilhamento direto do app.
Neste primeiro momento, é possível armazenar e visualizar documentos como a declaração de Aposentadoria e a Declaração de Fundamento Legal da Aposentadoria ou outros documentos em PDF que já tenham a opção de inclusão na Carteira Sougov, como, por exemplo, currículos, contracheques e comprovantes de rendimentos.
O Serpro informa que a próxima versão contará com um serviço de autenticação de documentos por meio do Serpro VIO, um aplicativo que valida QR Codes gerados em documentos oficiais, o que será mais um reforço na segurança e na confiabilidade das informações.
Ilustração produzida por Mobile Time com IA