A BlaBlaCar (Android, iOS) quer gerar créditos de carbono. Para isso, inicia a meta para zerar os assentos vazios em veículos no Brasil e abriu consulta pública para receber ideias, dúvidas e sugestões sobre como oferecer este novo serviço.
“Somos um grande vetor para compensar a geração de carbono no Brasil. Este é o primeiro projeto do gênero, representamos uma inovação global no campo de mobilidade e sustentabilidade”, afirmou Tatiana Mattos, country manager da empresa francesa no país em conversa com a imprensa nesta sexta-feira, 11.
A executiva explicou que a metodologia do projeto foi validada em fevereiro deste ano pela Global Carbon Council, instituição internacional de certificação de crédito de carbono.
Vale dizer que, de acordo com estudos apresentados pela executiva, sem a BlaBlaCar, por ano, são emitidas 400 mil toneladas de CO2 e, com a plataforma de mobilidade, as emissões têm queda de 21% no Brasil.
Com o projeto, a BlaBlaCar vai atingir sete dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, cuja missão é tornar o mundo mais justo, seguro e sustentável até 2030. Essas metas representam um plano de ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e garantir que todas as pessoas tenham uma vida digna. “Promovemos transporte acessível, reduzimos as emissões de carbono e conectamos as pessoas. Por isso, contribuímos para sete objetivos dentro desse acordo”. São eles:
– Igualdade de gênero;
– Trabalho digno e crescimento econômico;
– Indústria, inovação e infraestrutura.
– Redução de desigualdades;
– Cidade e comunidade sustentável;
– Produção e consumo sustentável;
– Ação climática.
“Quando a gente amplia o acesso à mobilidade, a gente reduz as emissões, conecta comunidades, promove viagens mais seguras e sustentáveis e contribui para os sete objetivos. A BlaBlaCar reduz significativamente as emissões de carbono conectando motoristas e passageiros”, afirma. De acordo com a executiva, a plataforma permite a redução de veículos nas estradas ao otimizar a conexão entre motoristas e caronas.
“Nossos algoritmos foram projetados também para otimizarmos as rotas de viagens para haver mais chances de conectar passageiros ao longo do percurso”, explica. “Com isso, a gente aumenta a taxa de ocupação do carro e reduz os carros das estradas”, completa.
Para o projeto de crédito de carbono, a meta é estabelecer parcerias público-privadas para a BlaBlaCar funcionar como vetor de compensação das emissões de carbono de diversos setores no Brasil. Estamos fazendo essa consulta pública e a partir disso, recolheremos comentários, dúvidas e sugestões em relação ao projeto e trabalharemos em cima das sugestões. E, a partir do recolhimento desse material, a metodologia do projeto será desenhada com autoridades e empresas interessadas nos créditos de carbono”, resume.
Sobre a BlaBlaCar
Atualmente, a BlaBlaCar possui 21 milhões de usuários brasileiros em sua plataforma que, no ano passado, realizaram 18 milhões de viagens e conectaram 30 mil pares de cidades. E a média de economia para o condutor quando há carona no veículo é de R$ 100.
No mundo, está presente em 21 países e conta com 100 milhões de membros. A empresa faz a intermediação entre motoristas e passageiros para caronas intermunicipais e interestaduais e possui um marketplace de venda de passagens de ônibus com operadores regulares.