O Mercado Livre (Android, iOS) chegou aos 71 milhões de clientes no segundo trimestre de 2025, um aumento de 25% contra 56,5 milhões de um ano antes. De acordo com resultado divulgado na noite desta segunda-feira, 4, o resultado reflete a melhoria contínua de aumento da proposta de valor, à medida que buscam trazer o varejo offline para o online e aumentam o engajamento na base de usuários existentes.
O número de itens enviados subiu 30,5%, de 421 milhões para 550 milhões, na comparação ano a ano. Desse total, 52% ou 163 milhões foram entregues no mesmo dia, um incremento de 28% contra 127 milhões de um ano antes. Por usuário, a média de itens enviados teve alta de 5%, de 7,4 para 7,8.
O volume transacionado na plataforma cresceu 20% com R$ 15 bilhões, ante R$ 12,5 bilhões do segundo trimestre de 2024. A receita do e-commerce foi de R$ 3,8 bilhões, incremento de 25% comparado a R$ 3 bilhões de um ano antes.
Fintech do Mercado Livre
No ecossistema financeiro do Mercado Pago (Android, iOS), a companhia teve um aumento de 30% na base de usuários, de 52 milhões para 67,5 milhões. A empresa reforça que este é o sétimo trimestre de crescimento neste índice e credita este aumento à sua proposta de valor.
Vale lembrar, a empresa destacou em junho que, após a chegada de Anitta como garota-propaganda do Mercado Pago, houve uma alta no número de downloads.
O total de volume transacionado na fintech no segundo trimestre foi de R$ 64 bilhões, um crescimento de 40,5% contra R$ 46 bilhões do mesmo período em 2024. Por sua vez, a receita desta categoria foi de R$ 3 bilhões, incremento de 43% contra R$ 2,1 bilhões do comparativo do mesmo período um ano antes.
Consolidado
A receita total do conglomerado foi de R$ 6,8 bilhões, um crescimento de 36% contra R$ 5 bilhões da comparação ano a ano. Os custos com capital (Capex) subiram 56%, de R$ 184 milhões para R$ 287 milhões. E os gastos operacionais (Opex) subiram de R$ 1,6 bilhão para R$ 2,2 bilhão, alta de 37,5%.
O lucro operacional foi de R$ 825 milhões, um incremento de 13,5% contra R$ 725 milhões do segundo trimestre de 2024. O lucro líquido antes dos impostos aumentou 7%, de R$ 668 milhões para R$ 716 milhões.
Já o lucro líquido registrado teve uma leve queda de 1,5%, de R$ 531 milhões para R$ 523 milhões. Esse resultado foi afetado pela desvalorização do peso argentino no mês de abril.
Imagem principal: Ilustração produzida por Mobile Time com IA