A ClickBus (Android, iOS) investirá R$ 15 milhões em desenvolvimento de inteligência artificial especializada para o transporte rodoviário neste ano. A ideia é que a IA generativa seja uma assistente de viagem conversacional para os preparativos da viagem durante o trajeto e depois do passeio também. A interação acontece por meio de linguagem natural para facilitar a experiência, seja por texto ou voz.
A ideia é que todo o conteúdo esteja no app da ClickBus e a IA vai ajudar a tirar dúvidas e a definir a viagem. Será possível fazer as mais diversas perguntas, como: procure passagens para o Rio de Janeiro por menos de R$ 100; quais são os documentos necessários para se viajar com crianças; ou selecione as passagens mais baratas para este roteiro. A IA também vai oferecer o cartão de embarque no aplicativo, apresentará o trajeto em tempo real, quais são as paradas e o que elas oferecem ao passageiro, mas também apresentará informações sobre o ônibus e sobre a rodoviária. Na prática, a IA estará presente na jornada fim a fim e poderá ajudar na escolha do destino, oferecendo sugestões e recomendações das melhores rotas (melhor valor, trajeto mais rápido, a depender do perfil do usuário). Sempre de maneira conversacional e de forma personalizada.
A proposta é que, no futuro, os agentes de IA da ClickBus comprem passagens e solicitem corridas de viagens urbanas de forma autônoma, por meio de conversação e da integração com apps de transporte individual.
“Mais do que uma casca, criamos toda a nossa base. Trabalhamos com as melhores tecnologias, mas a governança e a segurança são nossas”, diz Phillip Klien, CEO da ClickBus. “As interfaces tradicionais vão morrer e teremos a interface conversacional. Não vai haver mais botões, menu com várias opções. A interface fica invisível e poderosa”, projeta o executivo.

Publicidade da ClickBus. Imagem: reprodução de vídeo
A proposta da ClickBus, é que, em breve, as IAs agênicas atuem como um copiloto para o passageiro, ajudando nas escolhas, mas também participando ativamente das decisões, ajudando-o a fazer as melhores escolhas, além de antecipar e ser capaz de tomar decisões personalizada, de acordo com o perfil de cada usuário.
MCP
Fábio Trentini, CTO da ClickBus, explicou que os agentes de IA da empresa precisarão conversar uns com os outros e, para isso, a empresa desenvolve um protocolo de contexto de modelo (MCP, na sigla em inglês), um novo padrão que permite que a IA se conecte com outras formas autônomas. “Na analogia com um restaurante, o MCP vai dar o contexto para o chef. [Ou, visto de outra forma], o MCP é a porta USB da IA. E os agentes de IA vão ser construídos sem a necessidade de integração manual”, resume.
Pesquisa
A ClickBus realizou uma pesquisa com 1.157 clientes de todas as regiões do Brasil, entre os dias 3 e 11 de julho de 2025. O objetivo foi entender como os consumidores utilizam a IA e qual o seu grau de familiaridade com a tecnologia. A amostra é composta por mulheres (55%) em sua maioria, com renda mensal individual de até R$ 4 mil (58%), idade entre 18 e 43 anos (50%) e que viajam de ônibus ao menos uma vez por trimestre (73%).
Segundo o levantamento, a principal frustração ao planejar uma viagem está nas incertezas e na imprevisibilidade do trajeto, apontadas por 59% dos entrevistados. A confiança nas recomendações feitas por IA (43%) já supera a depositada no atendimento humano (36%). Entre as soluções mais desejadas, destaca-se a previsão de atrasos.
Dificuldade para comparar rotas e horários (48%) e problemas com cancelamentos ou alterações nas passagens (44%) estão entre os principais desafios enfrentados por quem viaja de ônibus no país. São justamente nesses pontos que os consumidores esperam melhorias proporcionadas pela IA: previsão de atrasos (nota 8,4 em uma escala de 10), alertas de embarque e paradas (7,8) e atendimento ágil (7,5).
As prioridades variam de acordo com a geração. Para os mais jovens – Geração Z (18 a 27 anos) e Millennials (28 a 43 anos) – o foco está na experiência de viagem. Já entre os mais velhos, como os Baby Boomers (60 a 79 anos), a maior preocupação é a “certeza de chegar”.
Números da ClickBus
O faturamento da ClickBus no primeiro semestre deste ano foi de R$ 1,1 bilhão. A travel tech encerrou o período com 15 milhões de passageiros cadastrados em sua plataforma e 62 milhões de passagens vendidas.
A empresa tem 12 anos e, se no seu início, somente 2% das vendas eram online, agora, a venda digital representa 40%.