A AWS firmou parceria com a USP para desenvolver um modelo de linguagem especializado (SLM ou Specialized Language Model no original em inglês, não confundir com modelo curto – Short Language Model) com objetivo de acelerar as decisões jurídicas na saúde que deve chegar a 800 mil novos processos neste ano.

Apresentado em São Paulo durante o AWS Summit nesta quarta-feira, 13, a parceria foi firmada com Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) e o Hospital das Clínicas (HCFMUSP) por meio do InovaHC, o SLM terá uma prova de conceito no Tribunal Regional de Santa Catarina.

A ideia é que o SLM brasileiro seja aberto e adaptado à realidade nacional. Para isso, a AWS fornecerá a infraestrutura de análise de dados e créditos de nuvem para a construção do modelo que será feito pelo IME-USP.

Assistente com AWS da USP

Uma vez feito, a ideia é que um modelo de inteligência artificial generativa faça a triagem dos processos judiciais para reduzir o tempo médio de resposta dos responsáveis por pareceres técnicos em processos de saúde, os Núcleos de Apoio Técnico do Judiciário (NatJus), que atualmente estão sobrecarregados e podem demorar até 20 dias para dar um parecer.

Como resumidor, classificador automático e agente virtual para magistrados, a IA generativa seguirá parâmetros para verificar pendências, priorizar urgências, aplicar checklists e analisar evidências. Esse arcabouço também contará com artigos científicos e outros materiais relevantes para colaborar com a análise.

Próximos passos

Com os dados completamente anonimizados e adequados à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a ideia da USP e da AWS é que, após o teste em Santa Catarina, a IA generativa seja adicionada à plataforma de apoio aos magistrados para decisões em saúde, a e-NatJus.

Imagem principal: Coletiva da AWS com a imprensa (divulgação)

 

*********************************

Receba gratuitamente a newsletter do Mobile Time e fique bem informado sobre tecnologia móvel e negócios. Cadastre-se aqui!

E siga o canal do Mobile Time no WhatsApp!