A Oracle apresentou nesta terça-feira, 14, uma série de soluções em inteligência artificial, inclusive uma fábrica de IA e uma solução para facilitar a implementação de IA com segurança para os clientes corporativos que terá US$ 1,5 bilhão de investimento coletivo de empresas de sistemas e consultorias, o que envolve ainda 8 mil profissionais para desenvolver mais de 100 casos de uso.

Segundo Mike Sicilia, CEO da Oracle, as soluções que chegam ao mercado pretendem levar a visão da companhia de inteligência artificial como plataforma para os seus clientes: “Não tem outra empresa no mundo que ofereça dados, infraestrutura, aplicações e o poder de cada IA individual (leia-se LLMs parceiras) para cada negócio em um único lugar”, disse.

“A IA melhora os negócios em todas as áreas. E a Oracle se posiciona como líder. Nós estamos entregando uma IA confiável, transformando organizações e cada indivíduo. Não se trata mais de mudar as tecnologias ou novas funcionalidades, mas como mudar a forma de fazer negócios em todos os lugares”, concluiu.

Antes de passar para seus clientes, Sicilia deu casos de uso internos da Oracle como exemplos, como a redução de 50% no tempo resolução de chamadas abertas para o suporte; automação financeira para dar previsões mais rápidas; e contratações mais rápidas. Essas soluções trouxeram melhora de produtividade para 80% dos colaboradores.

“Hoje, nós estamos encarando um momento único na atual geração onde a IA muda tudo. E todas as nossas inovações coletivas, ao longo do caminho, servem como fundação para o nosso desenvolvimento em IA seguir em frente. O mundo da IA é a nossa forma de trazer tudo junto, mostrando o quão poderosa é, e todos nós estamos não apenas experimentando o século XX, mas o definindo”, complementou.

Plataforma de dados para IA

Desenvolvida para conectar modelos de IA generativa de prateleira com dados empresariais com segurança, o Oracle AI Data Platform tem como missão preparar os dados de uma empresa para IA, ao combinar a estrutura de nuvem da Oracle (OCI) com o banco de dados autônomo para e o serviços OCI Generative AI para terem informações em tempo real e automatização de tarefas.

Como uma suíte para dar suporte a serviços e adoção de IA nas empresas, a plataforma de dados de IA da Oracle é uma base pronta para o uso da IA dentro das empresas por meio da combinação de ingestão de dados, enriquecimento semântico e indexação de vetor. Com suporte a formatos open source, como Delta Lake e Iceberg para criação de lakehouse, a tecnologia conta com suporte para padrões abertos como Agent2Agent (A2A) e Model Context Protocol (MCP) para criação de sistemas sofisticados multiagentes, assim como pode usar o Agent Hub da Oracle para orquestração de agentes.

Durante o Oracle AI World em Las Vegas nesta terça-feira, 14, foi informado que o aporte de US$ 1,5 bilhão na tecnologia conta com Accenture, Cognizant, KPMG e PWC como os parceiros da big tech nesta empreitada.

Banco de dados para IA

O evento também trouxe um novo banco de dados dedicado ao desenvolvimento de aplicações de IA e analytics. Batizado como Oracle AI Database 26ai, a solução da big tech visa oferecer aos clientes flexibilidade e facilidade na implantação de aplicações de IA dentro da Oracle Cloud, mas também com segurança robusta.

Um de seus diferenciais é impedir que atacantes decifrem dados usando computadores quânticos. Isso acontece porque os algoritmos do database contam com suporte à computação quântica aprovados pelo NIST (MLKEM) e podem criptografar dados em trânsito.

O novo banco de dados inclui ainda em seu arcabouço: Oracle Autonomous AI Lakehouse para usar a infraestrutura atual de nuvem; busca vetorial unificada para combinar dados privados com LLM em respostas às questões de negócios; suporte ao MCP Server para que agentes de IA baseados em LLMs acessem banco de dados de uma organização para obterem respostas; aceleração com microsserviços da NVIDIA.

Uma empresa que utilizava o banco de dados anterior, chamado 23 ai, é a locadora de carros Avis. Após migrar totalmente sua estrutura para banco de dados nativo em IA e para o OCI da Oracle, a companhia passou a usar agentes com linguagem natural com o Oracle Fusion Applications para automatizar processos de finanças e operacionais. Ravi Simhambhatla, VP executivo da Avis, deu como exemplo, a possibilidade de técnicos de campo solicitarem peças via IA com base no melhor preço e melhor item para colocar os carros com mais tempo hábil para locação.

A Oracle apresentou ainda na Oracle Cloud Infraestructure, a sua estrutura de nuvem, mais de 200 de seus serviços de IA e nuvem para que clientes coloquem IA em sua própria estrutura, sejam elas pública, dedicada, híbrida ou multicloud. Isso permite a implementação com apenas três racks e escalável para hyperscale, algo vital para empresas que não têm espaço físico o suficiente.

Fábrica de IA

Focada em ajudar os clientes em quaisquer etapas da adoção de IA, da mais básica à mais avançada, o Oracle AI Factory possibilita a criação de agentes com foco em resultado específico de negócio por meio do Oracle AI Agent Studio e do Oracle Fusion Applications. Isso inclui educação e treinamento de IA; um navegador em plataforma digital para ajudar na implementação; ferramentas e serviços de aceleração de IA; e acesso aos especialistas para identificar oportunidades.

Um exemplo de empresa que utiliza a tecnologia é a Marriott Internacional. A rede hoteleira está unificando sistemas legados e simplificando o processo de check-in de clientes, algo que permite ao concierge sair de trás do balcão e fazer um atendimento mais personalizado e customizado.

Imagem principal: Mike Sicilia, CEO da Oracle (divulgação)

Jornalista viajou aos Estados Unidos a convite da Oracle.

 

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