O Banco Central e as bandeiras de cartão de crédito estão estudando a possibilidade de incorporar o Pix aos chips dos cartões. A ideia é tornar a experiência do pagamento presencial com Pix mais parecida com aquela dos cartões. O consumidor passaria a escolher entre crédito, débito ou Pix quando fosse pagar com cartão.
Hoje, o pagamento presencial com Pix ainda tem algumas fricções. Consumidores que não possuem um smartphone Android com NFC precisam abrir o aplicativo do banco para fazer a transferência digitando a chave do lojista ou escaneando um QR code.
O lançamento do Pix por aproximação no começo do ano melhorou um pouco o cenário, pelo menos para quem tem smartphone Android com NFC. A carteira digital do Google pode ser associada ao Pix do consumidor para a realização de pagamentos por aproximação sem precisar abrir o app do banco. A Apple ainda não permite o Pix por aproximação nos iPhones, mas há conversas em andamento para que isso seja viabilizado.
A inclusão do Pix nos cartões deixaria a experiência do pagamento instantâneo presencial mais rápida e simples, diminuindo a fricção.
Pix parcelado
Paralelamente, o BC está desenhando a padronização das regras do Pix Parcelado. Uma das divergências em debate diz respeito justamente à integração com cartões de crédito. Os bancos são a favor de haver dois caminhos de parcelamento: um com cobrança na conta corrente/de pagamentos e outro na fatura do cartão de crédito, que seria o preferido dos consumidores, de acordo com pesquisas das instituições financeiras. O BC, contudo, prefere que o Pix Parcelado tenha cobrança apenas na conta corrente/de pagamentos do consumidor. A decisão final deve sair nas próximas semanas.
Mobimeeting
Um balanço dos cinco anos do Pix e as perspectivas para o seu futuro serão debatidos em painel no Mobimeeting Finance + ID, no dia 11 de novembro, com organização do Mobile Time. Estão confirmados nesse painel:
Carlos Alves, vice-presidente executivo de tecnologia e negócios, Cielo
Natacha Litvinov, head de parcerias de pagamentos e shopping na América Latina, Google
Pedro Bramont, diretor de soluções em meio de pagamentos e serviços, Banco do Brasil
Pedro Romero, diretor-executivo de wallet e banking, PicPay
Ricardo Chisman, presidente, Matera
A agenda atualizada e mais informações estão disponíveis em www.mobimeeting.com.br
A ilustração no alto foi produzida por Mobile Time com IA

