Tem apps que facilitam a nossa vida no dia a dia e nós não percebemos. Por vezes pode ser um produto, mas é mais comum que seja de um serviço recorrente. Recentemente criei vergonha na cara e fui cortar o cabelo e a barba com um profissional.
Depois de meses raspando a cabeça em casa, eu fui ao barbeiro do bairro. Nem lembrava que fizeram reforma e muito menos que lançaram o próprio app, o Barbearia Panorama (Android, iOS).
Antes de tudo, como em todos os apps desta coluna, não estou ganhando nada com essa dica. Nem corte, nem barba, muito menos cera no nariz ou ouvido – esse último dispenso em gênero, número e grau.
Aqui é apenas a visão para mostrar como o simples ajuda.
Como funciona
O usuário baixa o app e faz o cadastro. Em seguida começa a preencher os dados. Primeiro seleciona o barbeiro favorito ou deixa livre com a opção ‘sem preferência’. Na sequência, a pessoa escolhe um ou mais entre 21 serviços que vão além do básico ‘corte e barba’ (tem até ‘botox’ e ‘progressiva’), sendo que cada serviço possui valor cobrado e tempo estimado de término.
Por fim, seleciona dia e horário. E conclui ao apertar o botão agendar.
O aplicativo ainda tem um mecanismo legal que, ao terminar cada etapa de preenchimento, ele libera a próxima parte a ser feita. Como uma gamificação.
Mas o melhor de tudo, o app do barbeiro do bairro não tem necessidade de colocar cartão de crédito, débito, documento de identidade ou pular sete ondinhas na praia na virada do ano.
É simples, rápido e fácil.
Barbearia Panorama: menos é mais
Muita gente poderia falar ‘um bot poderia fazer isso’ ou ‘eu falo com o meu barbeiro/cabeleireiro via WhatsApp’. Vamos lá, sim, essa barbearia atende os clientes por WhatsApp. Mas isso sempre recai no processo manual de abrir o caderninho e escrever ‘Henrique – 15h – corte e barba’.
Ou seja, o app ajuda a automatizar esse processo. Assim como um bot poderia colaborar e cobrar, eventualmente. Mas são etapas de adoção e de maturidade, seja para o comerciante ou para o consumidor. Começa com um app, evolui para um bot de atendimento e transação.
Veja, por mais que um robô de atendimento ajudasse, nós ainda estamos de um pequeno negócio na zona sul de São Paulo. Ao contrário do Duplex do Google na Califórnia/EUA ou IA em plataformas da Meta, ambas apostas em longo prazo, a realidade atual é que o grau de maturidade das PMEs brasileiras ainda é baixo.
De fato, a pesquisa de outubro do Sebrae com 7 mil empresas revelou que o Brasil até evoluiu dois pontos no Indicador de Maturidade Digital (IMD), de 35 para 37 pontos. Mas é baixo se considerar que está em uma escala que varia de 0 a 80.
Ou você acha que o ‘seu João’ que corta o cabelo uma vez por mês e usa o celular para mandar figurinha no WhatsApp sabe ou teria paciência para conversar com um robô automatizado? Fica o aprendizado que menos é mais e que o simples pode trazer mais resultados e até outro conhecimento que vi em palestra recente que muita tecnologia pode nos deixar perdidos.

